Parque da Juventude
Por: Alexia Teixeira • 14/4/2016 • Projeto de pesquisa • 262 Palavras (2 Páginas) • 219 Visualizações
O projeto de arquitetura paisagística, desenvolvido por Rosa Grena Kliass, situado na parte desativada do Complexo Penitenciário do Carandiru, entra em contraste com o cenário preexistente, com o complemento de grandes áreas gramadas e com o plantio de 25 espécies de árvores organizadas em pequenos maciços.
A reurbanização do complexo penitenciário foi tema de concurso promovido pelo governo paulista em 1999. O vencedor foi o escritório Aflalo & Gasperini, que convidou Rosa Grena Kliass e equipe para elaborar a proposta paisagística.
Essa área de 240 mil metros quadrados foi dividida em três etapas. A primeira compreende o Parque Esportivo, inaugurado em 2003, com quadras e pistas de skate em uma área de 35 mil metros quadrados. A segunda, chamado de Parque Central, com 90 mil metros quadrados, onde os visitantes podem sentar para ler um livro, descansar ou simplesmente contemplar o verde. A terceira, chamado de Parque Institucional, foi a ultima parte do projeto concluída em 2007.
O parque tem dois maciços preexistentes que foram tratados, o primeiro é a área de preservação permanente, formada por eucalipto de reflorestamento e espécies da mata atlântica, ocupa 16 mil metro quadrados e é cortado por trilhas para caminhada. Esse setor foi o único que recebeu estrutura para atividade física, como a tirolesa. O segundo, esta presente a estrutura de um presídio, cujas obras em estagio inicial, forma abandonadas em 1993, após o massacre de 111 presos da casa de detenção. Este setor foi preservado como referencial histórico. Para tirar partido dessas condições, o espaço ganhou passarela de madeira e o reforço de trepadeiras e plantio de forrações.
...