Partido arquitetônico casa castor delgado perez
Por: letletlet • 23/8/2017 • Trabalho acadêmico • 404 Palavras (2 Páginas) • 659 Visualizações
O partido arquitetônico da habitação estudada é classificado como compacto retangular com pátio central, de acordo com Ana Elísia da Costa em sua tese de doutorado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
[pic 1]
Fonte: “O gosto pelo sutil”, Ana Elísia Costa, pág. 96
Rino Levi costumava organizar suas construções em dois tipos de arranjos, o em T e o retangular. Esse último era aplicado, normalmente, em terrenos mais compactos, sem muita folga em área, em meio de quadras, como é o caso da casa Castor Delgado Perez.
Nessa construção, Levi faz uso da elaboração residencial voltada para dentro de si. Dessa forma, a continuidade entre espaço interno e espaço externo se dá no interior da casa por meio dos pátios centrais, o que configura uma maior privacidade aos residentes na exploração e aproveitamento de um mundo externo. O arquiteto optou por dividir o pátio social em duas partes separadas pela área de estar e, para manter a ideia da continuidade visual entre esses três ambientes, ele instalou pergolados no plano horizontal e fechou os ambientes da área externa com elementos vazados, aumentando a amplitude visual do ambiente.
[pic 2]
Fonte: “O gosto pelo sutil”, Ana Elísia Costa, pág. 112
O pátio intimo é conectado aos dormitórios, o que oferece mais uma possibilidade de interação privada física com o externo.
[pic 3]
Fonte: “O gosto pelo sutil”, Ana Elísia Costa, pág. 111
O pátio de serviços fica conectado à garagem, isolado da rua em um espaço murado, fortificando a continuidade privada entre o interno e externo que a residência sublima.
[pic 4]
Fonte: “O gosto pelo sutil”, Ana Elísia Costa, pág. 113
Apesar dessa configuração que prioriza o pátio central, Levi se preocupou em respeitar os recuos laterais, utilizando-os com o fim único de iluminação e ventilação dos ambientes, dois elementos de grande importância para Levi, sendo esses pontos um dos motivadores para a formação dos pátios. Assim, ao aceitar um projeto na cidade de São Paulo, o arquiteto seguiu as indicações de Paulo de Sá a respeito da orientação da casa no espaço, sendo os ambientes mais utilizados voltados para noroeste e os menos para sudeste, ambos os quais são separados por pátios.
Portanto, é clara a intenção construtiva da residência, sendo a intercalação entre pátios e ambientes internos a chave dos pontos essenciais da casa Castor Delgado Perez.
FONTES:
“O gosto pelo sutil”, Ana Elísia Costa, 2011
“O conforto térmico nas residências de Rino Levi” Marina Silva Rahal, 2006
...