Percepção Arquitetônica Adquirida Com a Visita Técnica ao Centro do Rio de Janeiro
Por: imarciagabrielle • 2/3/2020 • Relatório de pesquisa • 504 Palavras (3 Páginas) • 429 Visualizações
Percepção arquitetônica adquirida com a visita técnica ao centro do Rio de janeiro
Marcia Gabrielle de M. da Silva
Orientador: Professor Bruno Matos de Farias
O Rio de Janeiro é um estado extremamente rico em diversidades culturais, estilos, artes e modelos arquitetônicos, porém a cidade vive a triste realidade do descaso do poder público em múltiplos aspectos sociais, incluindo a desvalorização cultural em relação às edificações históricas e de suma importância para o turismo presentes na metrópole. A tragédia no museu nacional é um grande exemplo de desdém dos nossos governantes em relação a história, ciência e a grandes riquezas presentes aqui. O Rio já sediou grandes momentos da história brasileira: foi residido pela família imperial e já foi a capital do país, por isso grandes monumentos ilustres encontram-se nele. Da capital ao interior, a arte está presente.
Como problema de pesquisa busca-se através da aula externa realizada no dia 06/04 no centro do Rio analisar a relevância da valorização das grandes construções na cultura local, como a história pode ser expressada através da arte e da arquitetura, as riquezas presentes na cidade e como as formas de construção evoluíram, tendo como objetivo adquirir conhecimentos sobre as edificações ali presentes, captar mais da história da cidade e como as obras as contam, observar de perto as estruturas, a grandeza e a complexidade dos monumentos, os diferentes estilos e a diversidade cultural presente vinda de diversas partes do mundo.
A metodologia utilizada foi a visita técnica presencial, com o auxilio do professor orientador com suas observações e explicações sobre cada obra. Foi observado com maior entendimento a diversidade de estilos arquitetônicos, como cada obra possui uma particularidade e um objetivo em sua projeção, como por exemplo a igreja de Nossa Senhora da Candelária que usa o seu estilo neoclássico misturado com o estilo eclético para representar a grandiosidade e superioridade das figuras divinas ou o Museu do Amanhã com sua construção pós-moderna demonstra o quanto a tecnologia evoluiu como se pode representar a e época em que vivemos através da arquitetura e como podemos associar e unir a arte e a beleza com a sustentabilidade e ecologia. Podemos citar também o Theatro Municipal que é um dos maiores exemplares de arquitetura eclética presentes no nosso país e possui uma grande exuberância em sua estrutura como podemos ver na imagem abaixo. Todos os monumentos presentes na cidade são de suma importância para o turismo e crescimento da economia. Infelizmente, muitas obras não recebem os cuidados e a preservação que deveriam pelo poder público e acabam sofrendo com o descaso como por exemplo o Museu Nacional que pegou fogo em 2018, lugar residido pela família imperial quando o Brasil era apenas uma colônia. Preservar as obras e o patrimônio da cidade é preservar a história que nelas podemos captar. Conclui-se que o nosso estado, a nossa capital é extremamente rica com monumentos magníficos que transmitem o poder das artes, que contam um pouco da história local em casa centímetro de sua estrutura, mas que infelizmente não recebem a valorização merecida.
[pic 1]
...