A VISITA TÉCNICA DOMICILIAR DO CRAS (Centro de referência da Assistência Social)
Por: mariaeunice • 29/4/2015 • Relatório de pesquisa • 721 Palavras (3 Páginas) • 11.446 Visualizações
TEMA: A VISITA TÉCNICA DOMICILIAR DO CRAS (Centro de referência da Assistência Social)
Título: visita domiciliar no olhar do serviço social do CRAS
INTRODUÇÃO
A visita domiciliar é um instrumento de trabalho do serviço social, tendo como objetivo principal conhecer as condições de vida da população usuária, logo garante uma aproximação da instituição com a realidade do usuário.
A visita domiciliar é realizada pelo assistente social, porque possui capacidade teórico e metodológica para analisar tal situação, em principal o contexto sócio econômico, não tratando esses sujeitos na sua singularidade.
Para realizar tal atividade a instituição deve garantir condições necessárias, como transporte, entretanto em um contexto de desmonte dos serviços públicos, que pouco garante condições mínimas para o trabalho, fica cada vez mais difícil a implementação desse trabalho.
Ainda é importante ressaltar questões como, quando o usuário esta na instituição trata-se de um espaço publico, mas quando o assistente social vai ate sua casa esta em um espaço privado. Portanto a visita domiciliar deve ser realizada em conformidade com o nosso código de ética para não retornamos no serviço social conservador, visto que tal instrumento de trabalho foi utilizada como controle das classes populares.
PROBLEMA
O Problema encontrado para a elaboração do Projeto foi definido a partir da reflexão:
A falta de conhecimento dos usuários com relação aos programas sociais que é de seus direitos.
Busca ativa de famílias e indivíduos de situação de quase risco; identificação
e avaliação de vulnerabilidade.
Hipótese:
Garantir ao adolescente e famílias atendidas espaços de reflexão acerca de seus direitos e deveres, levando-os a conscientização de seus papéis na sociedade, visando exercício da cidadania;
• Viabilizar através de encaminhamentos a rede socioassistencial do município atenção as necessidades na área da educação, saúde, lazer, cultura, assistência social e jurídica, esporte,habitação e o que mais se fizer necessário para o bem estar integral destes;
Justificativa:
o tema surgiu das nossas observações como estagiaria junto às visitas no CRÁS e nas visitas que realizamos nas ruas de abrangências , assistidas pelo CRÁS
Estudar esse tema é de suma importância para nossa formação, visto que a visita domiciliar é um instrumento de apreensão da realidade social. E faz parte da instrumentalidade do Serviço Social.
Objetivo geral:
descrever a visita domiciliar como ação de trabalho dos assistentes sociais, mas que também não é uma ação exclusiva do serviço social e nem da assistência social, é uma forma interventiva que vem abrangendo diversas profissões e áreas de trabalho
Objetivo específico:
Conhecer as condições (residências, bairros ) em que vivem tais munícipes e identificar o cotidiano de suas relações ,proporcionando que o munícipe se revele diferente do ambiente institucional com uma abordagem efetiva .
Metodologia:
...