Pioneiros
Por: Caroline Vicente • 1/11/2015 • Projeto de pesquisa • 1.261 Palavras (6 Páginas) • 296 Visualizações
Pioneiros
São Paulo
Várzea do Carmo
Data: 1938 – Pop:
Rio de Janeiro
Realengo
Data: 1938 – Pop:
Primeiro empreendimento habitacional de grandes dimensões construído no país e medalha de Outro no IV Congresso Pan-Americano de Arquitetos 1940. O Conjunto é o marco fundador das atividades do instituto de Aposentadoria e Pensões dos Industriários(IAPI) na área de habitação.
Projetado pelo arquiteto Carlos Frederico Ferreira, chefe do setor de engenharia do IAPI
Unidades unifamiliares e blocos de apartamentos , utilizados, aprtir da necessidades, em distintas localidades.
O projeto colocou em prática a concepção definida pelo governo Vargas para a construção de Núcleos habitacionais para os trabalhadores, com infraestrutura completa e com vários serviços de caratér coletivo. Caracterizando a proposta de UV, onde o trabalhador. Além do trabalho.
As casas do local apesar de serem germinadas não possuíam cercas , após a extinção do IAPI em 1964, com a venda das unidades aos moradores , os lotes foram cercados.
Modernização no processo construtivo , objetivando a produção em massa e a economia, foram as intensões do projeto.Máquina de fabricação de concreto pela primeira vez no Brasil, e essa inovção permitiu a aplicação de pintura sem reboco. Outra é os painéis em madeira nas paredes internas, o que dispensava fundações e tornava as divisóes das habitações mais flexicíveis.
Bloco principal B1 , sua fachda é composta por balcões intercalados. Com galerias lineares no fundo do efiício possibilitando possibilitando acesso aos ap. No térreo foram instalados áreas comerciais e de serviços da IAPI, e numa segunda etapa, de dois blocos de 4 pav (B2) no lado oposto da avenida.
Bloco B4 é formado por módulos geradores compostos por uma circulação vertical e duas unidades em cada um dos seus dois pavimentos. Cobogó como principal elemento de composição da fachada.Este conjunto de Blocos foi utilizado em outros conjuntos do IAPI, como o Honório Gurgel e São Brás Belém.
A grande maioria das unidades, é constituída por casas germinadas das duas a duas.
Conjunto residencial de Honório Gurgel – RJ
Data: 1947
Combinações de tipologias. O arquiteto Eduardo pereira de Carvalho criou um bloco em L de 3 pavimentos e tipologias já utilizadas em Realengo: com blocos de 2 pavimentos e casas geminadas.
O grande distaque do projeto é o bloco em L. Ele se tornou uam espécie de símbolo de produção habitacional do IAPI, acima das escadas que conferem a circulação vertical e horizontal do ed.
Os blocos baixos que parecem com uma fila de sobrados, são semlhantes aos utilizados em Realengo., com unidades sobrepostas e uma escada centralque da acesso aos dois apartamentos do segundo pav.Casas germinadas completam o conjunto fechadona extremidade oposta a praça por um ultimo bloco de dois pav.
Conjunto Residencial da Penha RJ
Data: 1940-1942
Autor do projeto: Engenheiro. Pedro Queima Coelho de Souza
Concepção de projeto funcional e economica, reproduzida em vários projetos da IAPI. Nela estão as diretrizes programáticas do órgão: Localização e ácil caesso, implantação urbanística moderna com variriedade de equipamentos sociais, disposição geométrica dos blocos, reprodução em série da unidade e do bloco, racionalização do processo construtivo, estantardização dos componentes e busca de economia sem perder a qualidade.
Os blocos são lâminas compridas de 4 andares, formados por unidades duplex sobrepostos, ajustadas ao terreno e intercaladas por ruas de pedestres. O acesso se da por um longo corredor, quase sendo uma varanda coletiva. Jardins form projetados nas duas faces do ed, com uma área livre privada para algumas unidades hab.
O plano propôe uma UV, com uma série de equipamentos , O centro comercial destaca-se como ‘’ posta de entrada’’ do conjunto.
O bloco residencial laminar Penha 2 (B1), uam remodelação do Bloco 3 de Realengo. Este módulo é composto por uma escada de oito unidades, duas em cada pavimento . o Bloco 3 se diferencia por ter o terreo comercial.
A monumental praça do conjunto , com tratamento primoroso é o principal elemento estruturador do projeto. Nela foram implantados os equipamentos coletvos. E o posto de saúde foi instalado no térreo de um dos blocos B1.
A caracte´ristica mais impornate é a implantação moderna, marcada pela disposição paralela dos blocos habitacionais, ladeados por áreas verdes públicas.
São Paulo – Conjunto Habitacional Várzea do Carmo
Data:1938
Autor do Projeto: Attilio Corrêa Lima
É baseado as diretrizes em um forte adensamento e na implantação de um programa diversificado capaz de criar uma centralidade urbana.
Foram previstos 40.38 apartamentos em 43 blocos com quatro pavimentos em 43 blocos com quatro pavimentos sem pilotis e dezesseis edifícios lâminas com 11 pavimentos sobre pilotis. Junto com equipamentos sociais. Porém apenas os blocos de 4 pavimentos foram construídos.
Attilio além de criar um conjunto habitacional, tinha a intensão decriar um centro urbano que se tornasse uma referência a cidade. Se o projeto tivesse sido ocorrido, o conjunto teria sido um marco singular na paisagem urbana de São Paulo e uma referência na questão da hab social no Brasil.
...