Projeto do Objeto
Por: Jeyce Santos • 2/6/2016 • Trabalho acadêmico • 1.086 Palavras (5 Páginas) • 801 Visualizações
CAPA COM FOTO OU DESENHO EM PERSPECTIVA DO PRODUTO FINAL-1
SUMÁRIO
1. Apresentação 14
2. Problematização 15
3. Análise..……………………………………………………………………………. 16
4. Definição do problema 17
5. Pesquisa necessidade do mercado e justificativa 18
6. Anteprojeto/ Geração de alternativas + estudos 19
7. Croquis, estudos e fotos dos protótipos 20
8. Projeto………. 21
9. Foto do produto em escala real 22
10. Conclusão………….. 23
Bibliografia……... 24
1. Apresentação
Esse trabalho é referente ao estudo para a criação de uma luminária para a matéria de Projeto do Objeto com orientação da professora Carla Pimentel, o grupo que executará o trabalho é composto por 5 alunas: Carla, Cássia, Helena Jeyce Ferreira e Tainara.
No presente trabalho será apresentado a problematização, análise, definição do problema, pesquisa da necessidade do mercado, fotos e desenhos da luminária e estudos.
O objetivo desse trabalho é adquirir conhecimentos através dos estudos para a criação de uma luminária única que além de iluminar, que é a sua função principal, sirva para decoração de um ambiente, com seu estilo rústico e de forma sustentável.
Será utilizado na luminária, madeira reutilizada, vidro, espelho e lampadas led.
2. Problematização
Após várias conversas e estudos, foi decidido a utilização de madeira, vidro, espelho e lâmpadas LED como matéria-prima para a luminária.
Optamos o uso da madeira porque hoje em dia voltou a ideia de que materiais rústicos são artigos de luxo, além da beleza da peça, podemos ajudar o meio ambiente com a utilização de madeiras reflorestáveis ou de reciclagem, pois é possível notar facilmente o consumo massivo de produtos não renováveis, assim com o aumento desses resíduos a reciclagem se torna necessária para a manutenção do equilíbrio do planeta e da saúde das pessoas. O uso da reciclagem ou de madeira de reflorestamento, não devastarão a mata nativa para a fabricação dessas peças de luminárias.
Com o uso somente da madeira, a luz da luminária não iria se propagar de forma satisfatória, por esse motivo foi necessária a junção de vidro na parte de cima e em um dos lados da luminária onde ele será encaixado na base com a possibilidade de tirar o vidro para a troca das lâmpadas quando necessário.
O espelho será colocado na base da luminária, com o objetivo criar a sensação de profundidade na peça.
Já a questão da iluminação optamos pela lâmpada de LED, por ser mais econômica e pela sua aparência, sua localização será na base da luminária junto ao espelho.
Até chegar nessas decisões, foram feitos vários estudos para análise do que era viável e o melhor a ser utilizado. Durante a execução, tivemos bastante dificuldades, com a falta de tempo para pesquisas, compra de material, busca de serviços etc..., falta de recursos e também problemas de execução, onde tinham ideias que não poderiam ser aplicadas na luminária e tivemos que fazer várias adequações.
3. Análise
Tendo como objetivo a construção de uma luminária sustentável, foram feitas pesquisas sobre os materiais a serem utilizados e foi decido utilizar a madeira de reflorestamento ou reciclável, fazendo a mistura do rústico da madeira de reflorestamento com a sofisticação do vidro e do espelho.
A ideia veio a partir de uma série de luminárias feitas de madeira:
Como por exemplo a luminária do designer Benjamin Spoth, chamada Upcycle, feita a partir de tiras retorcidas de madeira prensada e armações de metal.
As tiras são fixadas à armação por parafusos colocados a mão, alinhadas e por vezes entrelaçadas cuidadosamente para criar os efeitos de luz e sombra desejados. “Algumas partes das luminárias tiveram de ser cozinhadas antes de dobradas a fim de que permanecessem na forma desejada. Essas partes, combinadas com outras criam uma camada que brinca com luz e sombra”, disse Benjamin.[pic 1]
...