RELATÓRIO PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES
Por: TaTiNha barros • 31/3/2017 • Relatório de pesquisa • 1.797 Palavras (8 Páginas) • 2.175 Visualizações
RELATÓRIO
PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES
Centro universitário modulo de caraguatatuba
TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
RELATÓRIO
INTRODUÇÃO
A inspeção e analise de uma edificação é prioritaria para que se haja uma prevenção de problemas existentes.
Portanto segue-se adiante um breve relatório referente ao estudo cientifico do curso de engenharia da Universidade Federal de Santa Catarina que contextualiza a manifestações patologicas do Centro Tecnológico (CTC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
DIAGNOSTICO
Foram detectadas pequenas fissuras em sua estrutura tais como lajes, vigas e pilares.
Lajes: deformação do elemento, causada por sobrecarga, inssuficiente quanidade de ferragem ou a antecipada retirada do escoramento;
Vigas e pilares: podento estar relacionadas a cobertura inadequada , sendo que as fissuras estao alinhadas com as armaduras longitudinais e transversais.
[pic 1][pic 2]
Fissuras:
Definição: Fissuras são fendas causadas por diversos motivos, podendo esses estarem relacionados tanto a problemas do concreto no estado fresco, como no estado endurecido. Dentre as razões, pode-se citar: falha na execução do elemento estrutural como vibração, lançamento e escoramento, retração plástica e hidráulica, cobrimento da armadura inadequado, movimentações térmicas, sobrecargas, deslocamentos da estrutura e agentes agressivos.
Recuperação
- Abrir 2mm em formato de V das fissuras (abre trincas);
- Remover os grãos soltos;
- Aplicar adesivos polimetricos a base de acrílica OBS: a surpefice dever estar seca;
- Preencha a canaleta com argamassa pilimerica;
- Aplicar os acabamentos finais.
Foi pocivel verificar pontos de desagregação do concreto e armaduras exposta com possiveis causas de exposição do concreto armado a um ambiente agressivo ea erosão, mau posicionamento das armaduras e cobrimento inadequado.
Desagregação do cimento
Definição:Como consequência da não correção de fissuras no estágio inicial, pode ocorrer a desagregação do concreto do elemento de concreto armado. Além da exposição de um pequeno segmento da armadura, o concreto desagregado não tem mais função estrutural, sendo apenas um revestimento parcial se ainda estiver ligado à estrutura. O avanço rápido das fissuras acontece devido a liberação de óxido de ferro, produto da reação de corrosão, que aumenta o volume ocupado pela armadura. Essa reação ocorre a partir do contato direto ou indireto da armadura com o meio agressivo, a qual pode ser atacada por ácidos ou sais que diminuem o pH do meio, presença de umidade, erosão, ou ainda, bactérias e fungos (GENTIL, 2003).[pic 3]
Por meio dos levantamentos realizados, em algumas vigas, que possuem o formato em U e função de calha, localizadas na cobertura, a presença de pontos com armadura longitudinal e transversal expostas causadas cobrimento inadequada e o acúmulo de água no meio das vigas.
[pic 4]
Armadura expostas
Definição: A patologia manifesta-se pela exposição de seções da armadura ao ambiente, além do surgimento de manchas avermelhadas produzidas pelos óxidos de ferro resultantes do processo de corrosão. Trata-se de um estágio mais avançando de fissuras e também de desagregação do concreto da estrutura, sendo assim as diversas causas dessa patologia já citadas para os casos anteriores. Todavia, nesse estágio ocorre o avanço da deterioração da armadura e fissuração do concreto, visto que estão expostos diretamente ao meio e há maior formação dos produtos da corrosão. Como a armadura é um elemento importante na estrutura, principalmente na resistência a esforços de tração, ressalta-se a importância de solucionar essa patologia a fim de garantir a segurança e durabilidade do edifício.
Recuperação
- Realização de aberturaa fim de inspecionar asua estenção corrosa;
- Retirirada de 2 a 3 cm de concreto deixando a sua surpeficie regularizada;
- Retirada da corrosão com escova de aço/lixa de ferro/joto de areia;
- Remoção de detritos;
- Realização de hidro jateamento em toda surpeficie;
- Aplicação de primer ;
- Aplicação de adesivo Epoxi na surperficie de concreto utilizar, no reparo, argamassa reoplástica, tixotrópica, com retração compensada e resistente a sulfatos, respeitando o cobrimento prescrito pela Norma Brasileira NBR-6118/03 através do item 7.4.7.6, tabela 7.2
- Acabamento final.
Foram detectadas tambem pequenas infeiltrações na laje, na junta de dilatação e no balanço da laje.
Infiltrações [pic 5]
Definição: A infiltração é uma das patologias mais comum nas edificações. Infiltrações possuem diversas causas e podem ser originadas tanto por materiais de baixa qualidade como por falhas na execução da obra.
Infiltração na laje
Infiltraçoes causadas pelo acumulo de agua,Localizadas entre a laje e o telhado.
Reparo
- Manutenção constante das calhas e telhas;
- Se houver bolhas e falhas deverar efetuar a retirada de todo o material danificado até atingir o reboco;
- Aplicar o selador;
- Aplicar duas a tres demão de tinta latex para o acabamento.
Infiltação na junta de dilatação
Detectadas alto niveis avançados de degradação no material utilizado na formação da juntade dilatação, que ocasionou entre a dilatação e as estruturas infiltraçooes.
Infiltração na junta de dilatação [pic 6]
Definição: O material elástico aplicado em juntas de dilatação tem como função vedar determinados espaços e permitir que as estruturas adjacentes possam sofrer dilatações sem causar danos. Todavia, devido à baixa qualidade do material, espessura insuficiente, aplicação inadequada ou ao tempo de utilização, as dilatações podem causar a degradação do material e surgimento de patologias no edifício.
Recuperação
- Retirada do material afetato e danificado preenchendo com um novo material elastico;
- Cobria o local com mastique elastico para garantir a vedação.
Infiltração no balamço da laje
As infiltrações detectadas no balanço da laje foi causada pelo excesso de umidade e a presença de fluxo de água causando o surgimento de vegetação.[pic 7]
...