RELATÓRIO - SEMINÁRIO DE REFERÊNCIAS PROJETUAIS DE PAISAGISMO
Por: Jefferson Tomaz De Araujo • 9/4/2018 • Ensaio • 2.778 Palavras (12 Páginas) • 374 Visualizações
RELATÓRIO - SEMINÁRIO DE REFERÊNCIAS PROJETUAIS DE PAISAGISMO
- Geoffrey Jellicoe (1900-1996)
BIOGRAFIA
Arquiteto, urbanista, autor, e, principalmente, paisagista, nasceu em Chelsea, Inglaterra. Sofreu a influência de seus pais, jardineiros sofisticados. Após uma educação tradicional clássica, formou-se pela Architectural Association School de Londres, em 1919.
Ao longo de sua vida, participou de Intituições de Paisagismo e de Arte, e em 1994 recebeu a mais alta condecoração da Royal Horticultural Society, a Medalha de Honra Victoria. Suas amizades e parcerias em trabalhos, e ainda o grande número de viagens, fez crescer seu interesse sobre as mais diversas áreas, servindo de inspiração para muitos de seus projetos.
Consagrou-se um importante líder da arquitetura paisagística do séc. XX.
PROJETOS
Influência do Renascimento com o conceito de espaço com os princípios clássicos:
- Proporção;
- Geometria;
- Simetria
Ex.: Desenhos geométricos com plantio; caixa e vielas.
Influência do Modernismo:
- Rejeição dos estilos históricos, principalmente pelos que acreditavam ser a sua devoção ao ornamento;
- Criação de espaços e objetos abstratos, geométricos e mínimos;
Exemplos:
- Restaurante Caveman (1934-1936)
- "O design do restaurante sugere uma porta de entrada para o submundo.";
- O telhado de vidro do tanque de peixes “vazou” e foi substituído por um telhado sólido;
- Já nesse projeto percebe-se a forte relação de Jellicoe com a psicologia.
- Trata-se de um projeto de partido modernista.
- Ditchley Park (1934-1939)
- É um projeto com traçado clássico. Estão presentes os parterres, labirinto, fontes e estátuas, além da técnica de topiária.
- No entanto, os cenários criados com a presença de elementos greco-romanos, re metem ao jardim romântico.
- Water Gardens ( 1957-59)
- Pontes delicadas transportam os visitantes do parque ao estacionamento da cidade;
- Canal com balcões sobre a água;
- Transição do Modernismo abstrato para o design.
- Gertrude Jekyll (1843-1932)
BIOGRAFIA
Foi responsável pela criação de mais de 400 jardins no Reino Unido, Europa e América. Ficou muito conhecida por sua parceria com o arquiteto Inglês, Sir Edwin Lutyens, trabalhando junto a ele em jardins para muitos de seus projetos. Em 1861, com 18 anos, Gertrude matriculou-se em South Kensington School of Art, em Londres. Além de talentosa pintora, ela também estudou botânica, anatomia e ciência da ótica e da cor na Escola. Embora ela tenha crescido no século XIX, cuja sociedade era tradicionalista e não havia espaço para mulheres no campo profissional, sua criação liberal incentivou sua personalidade revolucionária e influenciou diretamente para que obtivesse grande desenvolvimento e sucesso em sua carreira. Foi muito influenciada pelos princípios Arts & Crafts.
PROJETOS
O paisagismo era realizado com intenso uso de vegetação formando maciços de plantas que se sobrepunham umas as outras. Explorava o efeito estacional, dessa maneira, o jardim sempre tinha cor. Trabalhava ora com curvas, ora com retas.
Exemplos:
- Munstead wood garden
- Caminho de grama larga através de rododendros floridos cria uma vista entre a floresta e a casa;
- Azaléias proporcionam caminhadas perfumadas;
- Plantas de cores frias na fronteira com cada edifício e cores quentes (vermelhos e amarelos fortes) no centro;
- Intensa massa de cores e texturas;
- Goddard garden
- Vegetação de forma ordenada e sequencial, técnica conhecida como “efeito estacional” ou “efeito sazonal”;
- Victoria Mary
PROJETO
- Rompe com a sacralidade da escultura
- Questão cromática
- Período de testes
- Divisões de espaços
- Trabalhava com a sazonalidade
- Relação com Gertrude
4. Rosemary Verey (1918-2001)
BIOGRAFIA
Apesar de ter levado uma vida tranquila no campo, Rosemary Verey terminou sua carreira viajando o mundo para dar palestras e criar jardins para príncipes e grandes artistas. Foi também conferencista e escritora.
Durante a juventude estudou economia, mas só se dedicou ao matrimonio e a suas responsabilidades familiares durante a maior parte da vida, característica costumeira de comportamento das mulheres daquela sociedade.
Teve o incentivo de seu marido, o que essencial em sua carreira. Ele a incentivou a fazer o jardim da própria casa, que a tornou conhecida.
PROJETOS
Em 1970 Verey abriu o Jardim público para o Garden Nacional Scheme, mas acabou tendo que abri-lo seis dias por semana, para atender os 30.000 visitantes anuais.
Em 1984 começou a projetar jardins para clientes americanos e britânicos. Alguns dos seus clientes mais notáveis foram o Príncipe Gales, Michael de Kent e o Jardim Botânico de Nova Iorque.
Explorou no campo da horticultura, as hortas ornamentais.
Varey aplicou referências de jardins públicos em jardins privados comuns.
Exemplos:
- Barnsley House
- Jardins de plantas para uso culinário
- Bordaduras clássicas de herbáceas;
- Cercas de roseiras;
- Arco de Laburnum, recriado à escala do jardim doméstico e baseado em uma versão maior de Bodnant em Gales do Norte;
- Uso inteligente do espaço ornamentado;
- Uso de flores amarelas e roxas.
- Dan Pearson
BIOGRAFIA
Seu primeiro contato com o paisagismo foi durante a infância, quando se mudou para uma casa que precisava de total remodelação. Na adolescência, trabalhou como jardineiro. Morou em Israel por um ano, lá teve contato com plantas de climas extremos. É muito influenciado por Beth Chatto e Thomas Church. A primeira porque considera que ela compreende muito bem a natureza, o último por sua pureza nas linhas e trabalho com qualidade atemporal.
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