RESENHA (INFRA-ESTRUTURA VERDE: UMA ESTRATÉGIA PAISAGISTICA PARA A ÁGUA URBANA)
Por: Pamela Rosendo • 8/11/2018 • Ensaio • 365 Palavras (2 Páginas) • 924 Visualizações
NOME: Pamela Aparecida Neves de Oliveira Rosendo RA: 8063716 TURMA: 3B
RESENHA (INFRA-ESTRUTURA VERDE: UMA ESTRATÉGIA PAISAGISTICA PARA A ÁGUA URBANA)
O texto começa retratando a possibilidade de uma infraestrutura verde com a função de adquirir funções ecológicas e hidrológicas dos ambientes naturais.
Com essa intenção foram desenvolvidas algumas ideias de escoamentos de água com a intensão de conservar valores dos ecossistemas naturais e suas funções como mananciais, controle ambiental, regulação climática, recreação e lazer.
Foram citadas algumas tipologias:
- JARDIM DE CHUVA: Tem a função de receber os escoamentos das águas pluviais vindas dos telhados e absorvendo removendo bactérias e microrganismos, ao adicionar plantas o fluxo de filtração da água aumenta.
- CANTEIRO PLUVIAL: Ao contrario do jardim de chuva ele não absorve a água e sim ajuda na evaporação e recebem o escoamento superficial entre a calçada e a rua.
- BIOVALETA: Funciona com um acesso para o jardim de chuva, aumentando seu tempo de escoamento e maior eficaz na limpeza da água são mais comuns em ruas e estacionamentos, seguindo a declividade do terreno.
- LAGOA PLUVIAL: Esse escoamento funciona como um piscinão, com isso exige um espaço maior entre todas as tipologias citadas e recebem o escoamento superficial por drenagem naturais ou tradicionais ela funciona com uma velocidade reduzida limpando e reduzindo o volume antes de desemboque em um córrego próximo.
- TETO VERDE: Absorvem a água da chuva, reduz o calor urbano, cria ambiente para animais. Varia de tamanhos das gramas com suas funções.
- CISTERNA: Funciona de uma forma diferente com a intenção de reuso da água da chuva acumuladas em uns barris.
- GRADE VERDE: Composta com uma mistura de todas as tipologias anteriores, mas com a intenção de recuperar as águas dos córregos que corta a cidade e com isso evitando os transbordamentos dos esgotos.
A infraestrutura poder se um trabalho público e duradouro com a intenção da melhoria e renovação à arquitetura da paisagem.
Com essa ideia precisa somente de arquitetos e paisagistas para contribuir e muitas outras disciplinas frequentes do foco no espaço urbano.
Com essa ideia melhoraria muito o saneamento das cidades e junto com a população conseguiria construir uma visão paisagística incrível.
...