Relatório de Etapas Construtivas
Por: ClaudiaSpadoni • 28/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.415 Palavras (6 Páginas) • 281 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DE CUIABÁ
FACULDADE ARQUITETURA E URBANISMO – FAU
AVALIAÇÃO PARCIAL
TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO II
RELATÓRIO TÉCNICO DE ETAPAS DE EXECUÇÃO DE OBRA
Bianca Jung
Daniele Reich
Isadora Campos
Cuiabá – MT
Maio de 2017
[pic 2]
BIANCA JUNG, DANIELE REICH, ISADORA CAMPOS
Relatório técnico apresentado à disciplina de Tecnologia da Construção II, no curso de
Arquitetura e Urbanismo,
na Universidade de Cuiabá – UNIC,
Campus Beira Rio,
sob orientação d Prof.º Lucas Coelho.
Cuiabá – MT
Maio de 2017
ROTEIRO 2º. BIMESTRE - TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO II
PROPOSTA PARA O TRABALHO da disciplina de Tecnologia da Construção II, que consiste em visitar um canteiro de obras, em uma das etapas abaixo citadas, e elaborar um relatório descrevendo as fases de serviços:
- Etapas precedentes (o que é preciso estar pronto para iniciar a etapa);
- Descrição da etapa conforme verificado na obra;
- Descrição da etapa – existe algum serviço que não está sendo elaborado corretamente?
- Liberação para a próxima etapa (esse serviço libera quais frentes de trabalho)
RELATÓRIO TÉCNICO DE ETAPAS DE EXECUÇÃO DE OBRA:
FASES:
- Execução de Alvenaria;
- Chapisco, emboço, reboco;
- Instalação de Esquadrias;
- Revestimentos (Pintura, piso)
FICHA TÉCNICA:
Projeto: não conseguimos essa informação
Arquiteto: não conseguimos essa informação
Início da construção: 2017
Área do terreno: não conseguimos essa informação
Área Construída: não conseguimos essa informação
Endereço: Rua Goiás, 2155, Bairro Canelas
Cidade: Várzea Grande/MT
No dia 15/05/2017 às 08:30 horas foi realizada a visita técnica à obra localizado na Rua Goiás, 2155, Bairro Canelas, na cidade de Várzea Grande, como mostra a imagem a seguir.
Bianca e Daniele em visita a obra
[pic 3]
ETAPAS PRECEDENTES:
Todas as etapas que precedem a obra que visitamos foram concluídas, com exceção de algumas que justificaremos mais a frente, são elas: todos os projetos aprovados pelos órgãos competentes, orçamentos, planejamento e serviços preliminares, este último inclui a limpeza, fechamento do terreno, montagem do canteiro e “barracão” de obras, serviços de terraplenagem (movimentação de terra com corte e/ou aterro) bem como a locação de obra com a montagem do gabarito e a definição dos eixos de execução das fundações.
DESCRIÇÃO DA ETAPA CONFORME VERIFICADO NA OBRA:
EXECUÇÃO DA ALVENARIA
Em nossa visita, constatamos que a etapa que se encontrava a obra é a de fundação e alvenaria.
Devido a construção serem térreas, sem necessidade de fundações profundas, utilizaram o tipo de fundação RADIER, conforme mostra a figura 1.
Figura 1: Radier Concretado
[pic 4]
O radier é um tipo de fundação rasa ou direta que distribui toda a carga da edificação de maneira uniforme no terreno. É basicamente uma laje maciça de concreto que se apresenta como uma alternativa vantajosa em relação às fundações profundas.
Esse tipo de fundação pode ser utilizado na maioria dos tipos de solo pois devido a sua característica de distribuição uniforme ela admite um solo com menor resistência do que aqueles onde são necessárias as fundações em estaca.
Os radiers podem ser executados em concreto armado, em concreto reforçado com fibras ou em concreto protendido. Nessa obra foi utilizado os radiers em concreto armado, pois geralmente são utilizados para a construção de casas ou edifícios baixos, com no máximo cinco pavimentos.
Antes de começar a preparação da base do radier, o solo foi rigorosamente nivelado.
Para as formas, que foi a próxima etapa após preparação do solo, foram demarcados e nivelados todos os pontos para a execução das mesmas, incluindo a área dos banheiros, com um rebaixo de 5 cm para que seja possível a execução do caimento dos ralos.
Na etapa seguinte, foram montadas as instalações hidráulicas, de esgoto e as caixas e passagens das instalações elétricas, como mostra a figura 2. No caso dessa obra de casas térreas, a tubulação foi enterrada sob o radier e envelopada com areia.
Na etapa de montagem das formas e preparação da base foram utilizadas formas metálicas pois na obra foram executados vários radiers do mesmo modelo. Após a montagem das formas foram feitas a preparação da base onde é espalhado em toda a área do radier uma camada de brita de 7 cm de espessura para evitar o contato da armadura com o solo. Em seguida foi colocado uma lona de plástico que ajuda na impermeabilização.
Figura 2: Locação das instalações hidráulicas e eletricas
[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12]
Depois de montada a armadura, foi feito a concretagem do radier utilizando a bomba de concreto para garantir o total preenchimento da área.
A última etapa foi a cura do concreto, que foi feita através de uma lâmina d'água que cobriu toda a superfície do radier por 72 horas após a concretagem, evitando que o concreto tenha fissuras devido a perda de água através da evaporação. Segundo o Sr. Benedito, mestre de obras, a cura total do concreto demora aproximadamente 28 dias.
Depois de concretado o radier, começaram a etapa da alvenaria, utilizando os blocos estruturais de cerâmica, conforme figura 3 e 4.
...