Relatório de Visita Técnica
Por: Lay Lima Oficial • 20/11/2019 • Resenha • 536 Palavras (3 Páginas) • 190 Visualizações
RELATÓRIO DA VISITA TÉCNICA: REGISTROS URBANOOS DE FERNANDO JÚNIOR – “A VIDA PASSA PELA FRENTE”
No dia 01/11/2014, marcamos uma visita técnica com o artista Fernando Júnior, com o objetivo de agregar conhecimento, reconhecendo na prática o que abordamos teoricamente dentro da sala de aula. Foi muito gratificante, particularmente, prestigiar essa linda obra, que vem resgatar os costumes, a cultura e arquitetura da Manaus antiga.
Tivemos a honra de termos um tempo com o próprio Fernando Júnior para uma conversa franca sobre sua obra e sua história propriamente dita. Inicialmente, ele narrou sua história de vida e profissional, onde era desenhista técnico e usava apenas as mãos, papel vegetal e carvão para representação arquitetônica. Porém, com os avanços tecnológicos sua habilidade foi perdendo valor dentro do mercado de trabalho e foi interessante ter conhecimento dessa transição, pois creio que vários artistas foram perdidos nela enquanto Fernando se adaptou a ela, pois o que antes ele fazia no papel hoje ele faz em uma mesa digital, ou seja, ele usou a tecnologia a favor de seu talento, usando a praticidade na execução de suas obras, afinal nem sabia que existia impressão em tela e o mais curioso ainda é que não existe diferença de um pintura em tela convencional. Depois ele nos contou um pouco sobre a história de Manaus, a partir de suas obras expostas, enquanto ao mesmo tempo narrava as técnicas usadas para a execução das obras.
Enfim, suas obras me fez conhecer uma Manaus que não tive a oportunidade de conhecer, pois como sempre morei longe da centro de Manaus (Cidade Nova), as vezes que meus pais me levava nos centro era para fazer compras e nunca para conhecer os pontos turísticos, e conhecer esse lado pacato, tranquilo e magnífico da cidade me deixou mais apaixonada por ela. Em contrapartida, me fez perceber o quanto o desenvolvimento e a famosa modernidade colocou panos em nossa história, a competitividade e a obrigação de provar ao mundo que somos capazes de desenvolver e auto sustentar-se falou mais alto que a necessidade de mantermos as nossas raízes, as nossas tradições, nossos costumes, nossas culturas, enfim nossa história, porém o trabalho de Fernando Júnior nos mostrou a capacidade de retomar tudo isso, afinal nosso curso futuramente abrirá portas para lutarmos por isso, pela preservação do nosso centro histórico. É de suma importância que isso seja praticado, não só nas faculdade e universidades, mas também no nosso cotidiano.
É impossível descrever a alegria e o amor que brotou dentro de mim não só pela cidade, mas pelo curso de arquitetura através dessa atividade prática, não posso deixar de agradecer a nossa professora Giselane Campos que nos proporcionou uma noite agradabilíssima e abarrotada de conhecimentos. A partir da minha primeira experiência em exposição, me motivou a conhecer mais a cidade e incentivou buscar conhecimentos históricos e culturais nas demais cidades brasileiras.
FOTOS DO EVENTO
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
FACULDADE METROPOLITANA DE MANAUS
RELATÓRIO DA VISITA TÉCNICA COM FERNANDO JÚNIOR
MANAUS
2014
...