Relatório sobre o debate – “O Que é Patrimônio?”
Por: iooh santos. • 20/10/2018 • Resenha • 306 Palavras (2 Páginas) • 244 Visualizações
Relatório sobre o debate – “O Que é Patrimônio?”
Durante o debate em sala de aula, ficou claro a necessidade de compreender o período em que um texto foi escrito. No caso do livro O Que é Patrimônio Histórico, de Carlos Lemos que foi escrito em 1981, percebemos que coincidiu com o início da preocupação nacional sobre a preservação dos patrimônios nacionais.
O autor aponta que o patrimônio, em aspectos culturais, é mais amplo do que em aspectos históricos, e os identifica em 3 categorias: O meio ambiente, do qual o homem adquire os recursos para produzir; O conhecimento, que foi destacado a forma e a técnica do saber fazer; E os artefatos, que tem uma análise mais aprofundada no texto. O artefato (material), segundo conclusões do debate, é o suporte da memória.
Durante a aula foi levantada a questão de o patrimônio estar relacionado ao passado, à identidade, à memória, perdas e esquecimentos. Ele (o artefato) conta uma narrativa sobre o processo histórico, pois trás para o presente, algo do passado que continua tendo influência e significado. Este artefato nunca é algo isolado, ele sempre está inserido num contexto, que determina seu valor simbólico e seu significado.
Outro elemento destacado durante a aula foi o Patrimônio Oficial, que são os produtos físicos reconhecidos pelos órgãos oficiais de patrimônio como algo de deve ser preservado. Porém estes bens materiais não são os únicos artefatos com significado e importância existentes de um período. Por outro lado os órgãos oficiais não podem atribuir valor à todos os artefatos de uma determinada cultura, portanto é necessário selecionar apenas alguns para serem preservados, pois a memória social acaba sendo mais importante do que a memória individual. Esta seleção é embasada em ideologias dos integrantes destes órgãos, portanto é sempre uma coisa subjetiva que envolve além de ideologias, interesses pessoais.
...