Relatório de Análise
Por: SamyMonteiro • 12/11/2015 • Trabalho acadêmico • 363 Palavras (2 Páginas) • 269 Visualizações
RELATÓRIO DE ANÁLISE
1. Qual o projeto a ser desenvolvido?
Reestruturação do Jardim Botânico de Niterói.
2. Como deve ser proposto?
A proposta de reestruturação do Jardim Botânico de Niterói prevê a restauração do Palácio Euclides da Cunha para a fundação de um centro cultural, com cursos, oficinas e exposições, destinados principalmente à população carente da região; cobertura da quadra esportiva para proteção contra o calor e a chuva; reparação da área de lazer, banheiros, brinquedos e aparelhos de ginástica; aumento do número de lixeiras; ampliação do Lago Azul e instalação de pedalinhos; sinalização dos caminhos e trilhas; remarcação das espécies de plantas e árvores; reativação da estufa de plantas ornamentais; manutenção do zoológico e promoção de exposições de aves; relocação do restaurante que encontrar-se muito próximo a área dos animais; além da implantação de um sistema de registro e controle da visitação. O projeto deverá ser financiado pelo Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Prefeitura de Niterói.
3. Suas diretrizes?
Atualmente o Jardim Botânico de Niterói conta com uma coadministração entre o Estado do Rio de Janeiro e a prefeitura do Município, portanto para a elaboração das propostas do projeto de reestruturação foram consultadas as diretrizes do Estado e também as do Município: Constituição do Estado do Rio de Janeiro; Diretrizes para o uso público nos parques estaduais administrados pelo Instituto Estadual do Meio Ambiente, Plano Urbanístico Região Norte de Niterói.
4. Objetivos?
Proporcionar ao público a visitação com finalidade recreativa, esportiva, turística, histórica, cultural, pedagógica, científica e de Conscientização ambiental.
5. Área afetada?
O projeto afetará indiretamente o Estado do Rio de Janeiro e diretamente Município de Niterói, principalmente o bairro do Fonseca, que conta com 52.629 habitantes de acordo com o Censo de 2010.
6. Impactos Sociais e Ambientais?
Oportunidade de desenvolvimento sociocultural para pessoas carentes através de cursos e oficinas, oferta de esporte e lazer, recuperação e preservação ambiental.
7. Melhorias urbanísticas, de infraestrutura e arquitetônicas?
Restauro e conservação do patrimônio tombado, reparação de áreas construídas, manutenção dos espaços de lazer e relocação de ambientes.
REFERÊNCIAS
- CARMO, Antoane Rodrigues do (Org.); DOMINGUES, Jean Pierre Guerra (Org.). Jardim Botânico de Niterói: Um século de História e Meio. Niterói: Imprensa Oficial, 2006.
- SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA. Niterói: Patrimônio Cultural. Niterói: Niterói Livros, 2000.
...