Relatório de Visitação ao Catavento Cultural
Por: IndyAndrade • 28/9/2015 • Trabalho acadêmico • 804 Palavras (4 Páginas) • 4.464 Visualizações
UNIVERSIDADE DE BRAZ CUBAS
Relatório de Visitação ao Catavento Cultural
Mogi das Cruzes – SP
2015
Ingrid Carforo 270266
Relatório de Visitação ao Catavento Cultural
Trabalho exigido na Universidade Braz Cubas como parte do processo de avaliação do curso de Arquitetura e Urbanismo. Disciplina de Projeto Arquitetônico C, orientação Profa. Miriam Escobar.
UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS
2015
Catavento Cultural
Antigo palácio das indústrias, construído por Ramos de Azevedo entre 30 de maior de 1911 e 29 de abril de 1924 (13 anos), enquanto São Paulo possuía 100 mil habitantes, recebia energia da Represa Billings para movimentar a indústria paulista. O prédio adota estilo eclético, com uma herança da moda em vigor na Itália na virada do século.
Concebido para ser espaço permanente de exposições agrícolas e industriais, tem estrutura metálica importada, tijolo aparente como principal acabamento e inúmeros elementos decorativos (ligados [touros] ou não à produção [cachorros]).
Sua área total, incluindo varandas cobertas é de aproximadamente 8000 m². Foi usado como centro de Exposições, Delegacia de Polícia (com prisões), Assembleia Legislativa e sede da Prefeitura de São Paulo. Enfim, em 27 de março 2007, o Governo do Estado de São Paulo dedicou o prédio ao Catavento, que voltou à sua finalidade original: centro de exposições! Felizmente, a adaptação do prédio respeitou o tombamento.
O objetivo principal do Catavento Cultural é de aproximar as pessoas do mundo científico e incitar a curiosidade para agregar conhecimentos e valores durante as exposições.
O local oferece 240 instalações sobre ciência e tecnologia, divididos em 4 seções principais, descritas a seguir:
- Universo – fala sobre o espaço sideral, os planetas, as estrelas e galáxias. Nesta seção, o visitante pode conhecer melhor a Lua, ver fotografias reais fornecidas pela NASA e vivenciar a primeira pegada do homem na Lua. Além disso, o local apresenta a história da Astronomia e de como povos antigos como os mesopotâmicos posicionavam suas construções.
Ainda nesta exposição, existe um meteorito de verdade, onde o visitante pode tocar e sentir o forte cheiro de ferro que fica em suas mãos.
Para demonstração, existe uma grande maquete do sol, permitindo que todos possam observar bem os detalhes nele contidos. Tudo isso com instrutores qualificados para atender e tirar eventuais dúvidas.
- Vida – logo na entrada desta etapa existe um grande painel com as divisões da origem da vida (procariontes e eucariontes), em que os visitantes podem diferenciar todas as classificações e espécies de seres vivos conhecidos.
Uma parte muito interessante desta etapa é a exposição da mais variada sorte de borboletas e uma formiga aumentada em 100 vezes, com toda a especificação sobre estes insetos.
O oceano e as aves também são expostos por meio de imagens e telas interativas, por meio de jogos e grandes cartazes descritivos.
Existe uma parte nesta etapa dedicada apenas ao corpo humano, às células e a teoria da Evolução de Darwin.
- Engenho – seção dedicada à mecânica, som, magnetismo, calor, luz e ilusão de ótica. Nesta parte, da visita, existe a Casa Maluca, onde o observador pode interagir com a água da casa e com seu próprio corpo e as reações dele dentro da casa.
Na área da mecânica, pode-se vivenciar o funcionamento do motor de um carro e a diferenciação de pesos e a interação do corpo humano com eles.
...