Renascimento
Por: Bruna Carvalho • 9/5/2015 • Resenha • 335 Palavras (2 Páginas) • 317 Visualizações
Renascimento Inicial:O renascimento teve inicio na Itália e se espalhou pela Europa durante os século XV e XVI. O renascimento faz uma releitura da antiguidade clássica, busca valores clássicos das artes gregas e romanas. As fases do renascimento são:
TRECENTO: Pré-Renascimento em Florença, há uma troca e relação comercial mais intensa , surge perspectiva preparativo para o renascimento.
QUATROCENTO: Era dourada do renascimento. Inicio da construção da cúpula da catedral de Florença, textos de pensadores são redescobertos, criação da imprensa, Florença é o grande centro intelectual arquitetônico e artistisco. Lorezo de Medici é um grande mecenas das artes.
ALTO RENASCIMENTO: Descoberta das américas, reforma protestante, prestigio maior em Roma, antige o apogeu, Michelangelo, Bramante e Rafael produziram obras primas.
RENASCIMENTO TARDIO-MANEIRISMO: A maneira de o artista de expressar.
O renascimento inicial se dá pela construção da cúpula de Santa Maria del Fiori por Filippo Brunelleschi, ourives, arquiteto e escultor, faz uma combinação de elementos clássicos com o método gótico de construção, dando assim início a um estilo novo e promissor.
A cúpula teve como possível fonte de inspiração o panteão de Roma, possui um formato ovalóide. A cúpula de Florença expressa o poder que tinha perante as outras cidades/estado, é um referencial simbólico para a paisagem de Florença, a cúpula parece flutuar sobre a paisagem, sendo possível vê-la em diversos pontos da cidade e se relaciona tanto com o externo quanto com o interno. Internamente possui pintura feita por Giorgio Vasari.
Estruturalmente a cúpula foi feita sem escoras com sistema de dupla casca e as escadas eram feitas de forma que serviam de andaimes. Anéis horizontais travavam a cúpula horizontalmente, correntes metálicas para a base da cúpula para evitar o esforço de tração. Possui tijolos autoportantes que se sustentam pelo método de espinha de peixe. As costelas externas da cúpula feitas de arenito marmóreo junto com os anéis horizontais resistem a compressão. As maquinas para subir os materiais eram projetadas pelo próprio Brunelleschi. A cúpula representava uma nova dimensão e perspectiva, trazia um sentido imaterial com caráter de leveza mesmo sendo material.
...