TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Renascismento, Maneirismo e Barroco

Por:   •  7/5/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  496 Palavras (2 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 2

Renascimento:

Na Itália, a partir do século XIV. Esse foi um período marcante na história e representou muito mais do que a simples volta da arte greco-romana. O homem buscava abrir o pensamento e formular hipóteses e teorias, deixando o lado religioso e valorizando mais o homem. Foi o período de surgimento do Humanismo.

A arquitetura buscava a ordem e equilíbrio. Se desvinculando da grandiosidade da arte medieval. Foi estabelecido, princípios matemáticos, através da geometria e suas regras, a harmonia e a constância, que faziam com que o observador enxergasse a arte de qualquer ponto que observasse, por meio do uso da perspectiva cônica.

O Tempietto San Pietro

O tempietto (pequeno templo) de São Pedro, foi construído por Donato Bramante entre 1500 e 1502 no claustro de São Pedro em Montorio, Roma, Itália. Inspirado no tholos clássico. O templo é circular com diâmetro de 4 metros, proporcional, em que a altura do piso até a base da cúpula é igual a largura, e a divisão da largura e altura da coluna que circunda é repetida na divisão entre largura e altura do tambor da cúpula, com uso de 16 colunas dóricas. Edificação monumental. Referências posteriores: O domo de Wren em S.Paulo, Londres.

Maneirismo:

Na Itália, a partir do século da metade do XVI, desenvolveu-se um movimento artístico como uma revisão dos valores clássicos e naturalistas prestigiados pela renascença. Caracterizado pela sofisticação intelectualista, pela valorização da originalidade e das interpretações individuais, pelo dinamismo e complexidade de suas formas, obtendo maior emoção, elegância e poder. É marcado pela contradição e o conflito.

Palazzo del Te

O palazzo (palácio) de Te, foi construído por Giulio Romano entre 1525 a 1532 em Mântua, Itália. Inspirado nas antigas vilas romanas. O edifício consiste em um bloco retangular em volta de um pátio quadrado, com um jardim que se abre em ângulos retos em relação ao eixo principal, com quatro entradas nos quatro lados. A entrada principal, voltada à cidade, possui uma loggia (calçada coberta), composta no exterior por três grandes arcos sobre pilastras. A fachada do pátio interno é proporcional e simétrica. Com uso de nichos e colunas duplas apoiadas em mísulas. Primeira fachada com tri dimensionalidade. Presença de afrescos nas paredes teto. Referências posteriores: Desenho da Porta Citadella, Mântua.

Barroco:

Iniciou-se na Itália, surgiu no século XVII. Ocorreu a Reforma Protestante, originando os Estados Nacionais e os governos absolutos, se libertando do poder da igreja católica. Eles reagiram com a Contrarreforma, se fortalecendo e fazendo belas composições arquitetônicas, como as igrejas. A grande característica da arte barroca é o uso das emoções. Quanto ao estilo da construção, deixam-se de lado os valores de simplicidade e racionalidade ditados pelo renascentismo, e insistem nos efeitos decorativos.

Sant'Andrea Al Quirinale

Igreja de Santo André no Quirinal, foi construído por Gian Lorenzo Bernini entre 1668 a 1670 em Roma, Itália. Arte multidisciplinar, arquitetura, escultura e pintura juntas. Planta elíptica. Linhas côncavas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (34.3 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com