TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de infra estrutura da rocinha rj

Por:   •  12/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 2

Favela da rocinha.

Conhecida como a maior favela da américa latina, a rocinha está localizada no morro dois irmãos, que separa os bairros de são Conrado e gávea. A origem do nome rocinha é atribuída as plantações de legumes e verduras dos primeiros moradores, que vendiam os seus produtos na cidade.

A estrutura viária da rocinha pode ser dividida em quatro categorias

Via principal – de acesso a rocinha é a estrada da gávea, que a atravessa conectando aos seus vizinhos, gávea e são Conrado. Suas calçadas são irregulares e apresentam diferentes dimensões ao longo de sua extensão. Apesar de extremamente utilizada pela população está avenida não possui características que favorecem a circulação de pedestres que é dificultada por inúmeros obstáculos que se colocam na calcada. O mesmo acontece em relação a circulação de veículos, que acontece de forma desordenada dificultando o intenso fluxo de veículos, que se compõe por três linhas de ônibus, linhas de vans, moto – taxi, carros particulares e caminhões de abastecimentos do comercio local.

Via coletora – este sistema viário secundário permite o transito de veículos de menor porte, se conecta a estrada da gávea permitindo a acessibilidade em diferentes setores da rocinha. Parte do piso da subida de Labouriaux é feito de paralelepípedos de pedra, que devido à grande declividade da via, tornam – se muito escorregadio causando transtornos na circulação, tanto de veículos e como de pedestres, em dias de chuva.

Vias locais – existem, ainda na comunidade, algumas vias que permitem o acesso de veículos, apesar de terem os leitos carroçáveis irregulares e de largura reduzida, admitindo a passagem de apenas um veículo e dificultando manobras. Algumas dessas vias são o único acesso a devido setores da comunidade.

Becos e travessas – existem, também, vias que permitem apenas o percurso de pedestres. O leito dessas travessas é muito irregular, chegando a ter menos de 1 metro de largura. Muitos becos são formados por escadarias, na maioria das vezes mal dimensionadas, com espelhos muito altos e piso muito estreito, que dificultam a circulação de pessoas

A estrada da gávea se constituiu, em toda sua extensão, como um corredor comercial, que tem as testadas das edificações, geralmente no térreo, com uso comercial, o uso do comercial não se espalha para dentro do território, concentra – se apenas na via de circulação principal e, em alguns casos, pelas vias coletoras. De modo geral, os setores mais próximos das vias de circulação de veículos, são mais consolidados e tem edificações de melhor padrão construtivo, enquanto que as regiões de menor acessibilidade são marcas pelas precariedades das construções e do espaço público. Os setores que ficam na parte exterior da rocinha são muito ventilados, mas os setores internos sofrem com o aquecimento atmosférico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com