Resumo sobre Arquitetura Moderna, do que se trata?
Por: Carlos André • 1/6/2015 • Bibliografia • 336 Palavras (2 Páginas) • 1.302 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES – UNIT
ENGENHARIA CIVIL
CARLOS ANDRÉ DOS SANTOS
ARQUITETURA E URBANISMO – SÍNTESE DO CAPÍTULO O QUE É A ARQUITETURA? DO LIVRO A CIDADE E O ARQUITETO DE LEONARDO BENEVOLO.
MACEIÓ, FEVEREIRO DE 2015.
CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES – UNIT
ENGENHARIA CIVIL
CARLOS ANDRÉ DOS SANTOS
ARQUITETURA E URBANISMO – SÍNTESE DO CAPÍTULO O QUE É A ARQUITETURA? DO LIVRO A CIDADE E O ARQUITETO DE LEONARDO BENEVOLO.
Trabalho apresentado ao professor Ajibola Isau Badiru, da disciplina Arquitetura e Urbanismo para aquisição de nota.
MACEIÓ, FEVEREIRO DE 2015.
A Cidade e o Arquiteto – Leonardo Benevolo
- O que é arquitetura?
O capítulo inicia-se diferenciando a técnica e a arte na cultura tradicional, explicando que são tarefas destinadas a profissionais diferentes.
De acordo com benévolo, existem a cerca de 200 anos atrás um especialista para desenhar projetos arquitetônicos, ou seja, a artística dos edifícios, que é o arquiteto, e para realizar a solidificação de seu projeto, um engenheiro, que é o responsável pela projeção técnica, onde ambos devem trabalhar em conjunto.
Uma nova cultura humanista subestimou as noções universais, isolando o momento de criação e contrapondo a execução. Os arquitetos medievais não foram responsáveis por esta mudança, mas sim os produtores das peças excepcionais desenhadas pelo arquiteto. Mostrando assim a necessidade de ambos, de justificando racionalmente a hierarquia entre uns e outros.
O arquiteto renascentista não é sucessor do arquiteto medieval.
A arquitetura muda o seu significado a partir do século 15, onde antes disto, de acordo com o autor, era considerada como uma doutrina geral dos artefatos de construção, de todas as coisas que a pintura e a escultura são capazes de representar. E o novo significado ficam apenas os artefatos de construção propriamente ditos.
É focado amplamente a distinção entre o técnico construtor, o engenheiro, e o artista construtor, o arquiteto.
Em 1881, Morris dá sua definição a arquitetura: “Ela representa o conjunto das modificações e alterações efetuadas na superfície terrestre pelas necessidades humanas; fora dela existe apenas um puro deserto”.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BENEVOLO, Leonardo. A Cidade e o Arquiteto: O que é arquitetura?. Lisboa: Editora 70 LDA. 87-93P.
...