TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre Roma: A cidade e o Império Mundial

Por:   •  4/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.521 Palavras (11 Páginas)  •  1.821 Visualizações

Página 1 de 11

Resumo sobre Roma: A cidade e o Império Mundial

    No Estado romano a unificação do mundo politico e mediterrâneo são distinguidos como um ambiente diferenciado onde nasce todo o poder romano, sua grande civilização entre os século VII e VI a.c. se estende da Itália desde a planície do Pó ate a Campania, também com uma pequena cidade na fronteira entre  território etrusco e o colonizado pelos gregos., onde se transforma a Urbe a cidade excelência capital do Império. È a colonização utilizada pelos romanos como infraestrutura , divisão de terrenos , fundação de novas cidades e a descentralização politica no final do império, dai surge novas capitais regionais e a capital do Oriente , Constantimopla.

     Logo, Constantinopla torna-se  Istanbul, capital do império Turco e é uma das grandes cidades do mundo Ocidental ate hoje .

     A  civilização Etrusca surge na Itália durante a idade do ferro do século IX a.c. ela se expande nos séculos VII e VI, através do seu comercio ela se comunica com novas civilizações do mediterrâneo e ganha muita influencia.

      Na Etruría , existe diversas cidades- Estado ligadas numa liga religiosa com o centro em Bolsena. As cidades principais Volterra, Arizzo, Cartona, Chuisi, Perugia, Vetuonia, Tarquinia, Vulcía, Cerveteri.

      São uma elevação facilmente defensível e são fortemente como muros de contorno irregular e poucos  monumentos isolados um exemplo  e o templo etrusco com uma estrutura simples de madeira e pedra onde s e sobrepõe uma decoração de terracota, perfil dos primeiros templos do capitólio em Roma.

      Os autores antigos atribuem os Etruscos a origem de planificação das cidades que os romanos iriam usar: a Inauguratio ( a consulta da vontade dos deuses antes de fundar uma cidade) e a Limitatio ( a demarcação do perímetro externo e internos da cidade) e a Consacratio ( o sacrificio celebrado na cidade recém-fundada) todos seguem uma regra geométrica  comparável a romana.

      Ao redor foram descobertas em escavações muitas tumbas subterrâneas, algumas intactas com seu conjunto de pintura  que nos dao a conhecer com grande precisão a vida cotidiana deste povo.

      As margens do território Etrusco forma-se a cidade de Roma, é uma capital obrigada,  porque o Império nasce da ampliação de uma cidade- estado assim a cidade cresce e terá um caráter original, casual e particular se tornando pouco a pouco uma cidade mundial. Assim com a unificação politica do império a cidadania é concedida por Caracala e todos os habitantes do império. A cidade acolhe homens e coisa provenientes do mundo inteiro, assim o mundo é fortificado com muros com uma única cidade .

      Assim eles exprimem o seguinte pensamento “ Aos outros povos foi conferida uma parte especial da terra. Para os romanos o espaço da cidade coincide com o espaço do mundo”.

     Com o prestigio de Roma estabelecido na era de Augusto e celebrado pelos povos Virgilios Horácio , Ovídio assim Roma permanece mesmo tendo se tornado uma pobre aldeia e na era moderna e na cidade secundaria.

     A origem da cidade esta ligada a natureza do lugar, porem suas características originais não parecem proporcionais a importância dos desenvolvimentos seguintes. O curso do rio se divide em duas partes deixando ao meio uma ( Ilha Tiberina ) na margem esquerda uma serie de colinas chegam pertos das bordas com paredes íngremes. E na margem direita tem o interesse em manter livre a passagem para alcançar suas possessões nas Campania.

     Assim surge o centro         habilitado no Palatino ,encostas íngremes e facilmente defensáveis e ao mesmo tempo oferece uma plataforma bem espaçosa  para construir uma aldeia. Assim se forma uma cidade que inclui as sete colinas tradicionais e é dividida em quatro regiões: Suburbana que compreende o celo, Esquilina inclui o Esquilino o Pró e o Cispio, Colina compreende o Viminal e o Quirinal, Palatina  que inclui Palatino.

     Escavando-se a Cloaca máxima  com uma área comercial o For Romano que é destinado aos plebeus  durante a luta com os Patricios. O perímetro dessa região é circundada  por um muro        , a superfície interna mede cerca de 285 hectares e já é a maior cidade da Itália continental. Durante a incursão do gauleses em 378 a.c. á cidade foi ocupada e incendida com exceção do capitólio assim  tiveram que corrigir o seu traçado irregular dessa forma começa a organização de uma grande cidade apartir de 329 o vale do Palatino e do Aventino se transforma no circo máximo.

     Em 312 constroi-se o primeiro Arqueduto para reabastecer as zonas mais elevadas assim também o campo de marte reservado ao exercito constroem-se os primeiros edifícios o Circo Flaminio (221 a.c.) o Portico de Metelo ( 149 a.c.) e o Teatro de Pompeu (cerca de 50 a.c.) também são construídos numerosos templos ao redor do aventino  se transforma e        m empório comercial.

     Com a cidade crescendo teria que destruir diversos locais para continuar o crescimento imediato da cidade, então ela foi dividida em 14 regioes com o grande crescimento foi necessário fazer alguns cortes e demolir a propriedade de uma grande parte da população mais pobres .

     Os sucessores de  Algusto resolvem então realizar um novo acampamento estável de pretorianos Nero então resolve construir um grande parque de edifícios. Assim Tacito começa  uma reconstrução da uma ideia das condições da cidade no período em questão os imperadores Flavios continuam com os projetos de Nero assim Vaspiano manda devolver a Domus Aurea para construir o Coliseu ( 326 a.c.) o progresso continua ele ocupa toda  a colina e planeja o campo de marte danificado  por um incêndio em 80, construindo um novo grupo de edifícios monumentais através de um novo estado.

      Trajano também constrói nessa posição chave um novo centro cívico o grande conjunto do foro trajano com o mercado nos Declives do Quineral, assim com todo esse desenvolvimento Roma alcança o máximo e com uma organização coerente e definitiva respeitando o equilíbrio entre esculturas arquitetônicas e os acabamento todos com grande significado. E no século III a atividade dos edifícios diminuiu mas se constrói outras importantes obras publicas: Os muros e Aureliano as Termas de Diocleciano as Termas e a Brasilia de Constantino.

     Depois de Constantino não se houve mais grandes obras publicas somente os monumentos já existentes, até o século II d.c. Roma é uma cidade aberta que cresce e ocupa uma superfície cada vez maior sem ter necessidade de se defender com um cinturão e muros , as 14 regioes ajustadas permanecem a base de seu ordenamento administrativo , mas seus limites variam continuamente . A Urbe é onde vive a maior concentração de pessoas entre 700.000 a 1.000.000 habitantes onde existem grandes casas  construídas  por empresários  privados  que fazem especulações de todas as maneiras co os terrenos e as construções todos se lamentam por isso desde os tempos republicano ,  o  estado impõe proibiçoes e regulamentos mas não consegue corrigir as dificuldades de grande maioria  dos cidadaos .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (112.1 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com