SÍNTESE GRÉCIA: ELES INVENTAARAM MUITO MAIS QUE AS OLIMPÍADAS
Por: Débora Crocoli • 21/9/2020 • Resenha • 289 Palavras (2 Páginas) • 220 Visualizações
UNIVERSIDADE de caixas do sul
História da Arte e da Produção Criativa
arquitetura e urbanismo
DÉBORA CROCOLI
SÍNTESE GRÉCIA: ELES INVENTAARAM MUITO MAIS QUE AS OLIMPÍADAS
Os gregos possuíam um amplo conhecimento de pintura, realizavam pinturas em cerâmica, onde nelas contavam histórias de deusas e heróis da mitologia grega, além disso também representavam guerras e festas. O estilo mais antigo era chamado de geométrico, após o estilo de figura negra e por fim estilo de figura vermelha.
Outro fato muito característico da antiga Grécia são as incríveis tumbas construídas para os faraós, onde a mais conhecida é a tumba de Tutancâmon. Seu interior era composto por muitos setores complexos.
Os gregos introduziram o nu à arte, onde representavam a perfeição do corpo humano. As estatuas eram feitas em mármore, mas com pintura encáustica. O nu masculino sempre foi aceitável, e as estatuas femininas foram evoluindo do totalmente vestida para o nu sensual. Uma inovação criada pelos gregos foi o princípio de contrapeso, onde o peso do corpo fica apoiado em uma das permanece o corpo segue este alinhamento.
A cultura grega também teve grande influência na arquitetura de todos os períodos subsequentes da civilização ocidental. O classicismo ficou tão popular que qualquer edifício público se tornou pseud. templos gregos. O Partenon é uma das obras mais famosas e importantes de todos os tempos. Seus monumentos eram grandes esculturas, construídas com normas de simetria e proporções ideais, ritmos e ordem.
[pic 1]
Fonte: Viver Paris - Vitoria de Samotrácia
A obra impressiona, pois apesar de ser feita em um material robusto, a mulher parece estar flutuando, cortando o vento com suas assas com a leveza do tecido, mas ao mesmo tempo empoderada.
...