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SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.676 Palavras (7 Páginas)  •  467 Visualizações

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SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

DORGIVAL BOMFIM LIMA

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Arapiraca

2015

DORGIVAL BOMFIM LIMA

Trabalho apresentado ao Curso Matemática da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina  Flex 2 e 3

Prof. Helenara Regina Sampaio Figueiredo, Keila Tatiana Boni, Paula Cristina de Oliveira Klefens, Renata Karoline Fernandes.

Arapiraca

2015

O ENSINO DE ÁLGEBRA A PARTIR DE JOGOS, MATERIAIS

MANIPULATIVOS, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E SOFTWARE

EDUCACIONAL – EQUAÇÕES DO 1º GRAU  

RESUMO

                       Um dos temas recorrentes em Educação Matemática é a integração das Tecnologias onde mostra um processo de ensino e aprendizagem. Essas tecnologias estão provocando uma reorganização do pensamento, em especial do pensamento matemático, o que, inevitavelmente, vêm produzindo mudanças sociais e culturais decorrentes de suas possibilidades., que busca responder à seguinte questão: como os professores de matemática estão integrando  no ensino  da matemática usando as tecnologias em sua prática? Qual o objetivo que o professor quer alcançar?. De modo geral, algumas professoras não usa a tecnologia nas aulas, deixando assim as aulas vagas e os alunos sem o conhecimento das tecnologias.

Introdução  

                         A Álgebra é uma área da Matemática em que os alunos apresentam grandes dificuldade de aprendizagem. Por exemplo, os itens referentes à álgebra raramente atingem a meta que desejam alcansar, à um grande problema entre professores e alunos quando o assunto se refere a álgebra. Além disso, professores temem em ensinar álgebra por considerar um grande desafio. Isso se deve ao fato que os alunos demoram a desenvolver o pensamento algébrico, pois, normalmente, identificam a álgebra como apenas uma forma de operar com letras e acabam decorando regras que possuem suas peculiaridades. Podem-se utilizar essas expressões que se tornam regras, mas, conforme Garbi (2009, p. 20), é preciso nunca se esquecer dos raciocínios que existem por trás dos procedimentos que se tornam mecânicos... Pensando nisso, o papel do professor consiste em criar estratégias de ensino diversificadas para tornar mais compreensível o conteúdo, com o uso das tecnologias os anulos aprendam e não decorem regras, mas compreendam o que sucede em uma equação proposta. Assim, os objetos de aprendizagem aqui citados possibilitam desenvolver conceitos algébricos como o conceito de igualdade, de equação, de incógnita e das manipulações realizadas nas equações.

 

 O ensino de Equações do 1º grau

                     A apresento um jogo que foi aplacado em turma de 7º ano, na educação matemática, permite que a brincadeira evolua até o conteúdo sistematizado, tornando a aprendizagem divertida. Mas, é preciso cuidado quanto à aplicação e ao tipo de jogo, pois há jogos que são apenas para treino e, outros que desenvolvem uma determinada habilidade no aluno. Também é essencial a reflexão sobre a atividade desenvolvida com os alunos para dar sentido e mostrar a aprendizagem diante o jogo. São os jogos que visam desenvolver o raciocínio algébrico e o cálculo mental.  Através de um jogo chamado de “Motivos de gostar e aprender Matemática” teve inicio as atividades com a turma. Esse jogo desenvolve o cálculo mental e o raciocínio algébrico. No final do jogo, os alunos foram questionados sobre suas respostas e como chegariam ao resultado se não tivessem todos os dados. Alguns minutos passaram para o primeiro palpite. Os alunos foram instigados a pensarem nas possibilidades, muitos citaram que resolveriam por tentativa e erro. Então, o questionamento proposto: “Se estivéssemos tratando de grandes quantidades, ficaríamos tentando... tentando?!”. Outros, então, falaram que não poderia ser por tentativa e erro, pois os números são infinitos, logo, as tentativas serão infinitas. Este jogo foi utilizado para introduzir o raciocínio algébrico. Um aluno que estava repetindo a 7º ano citou que no lugar do número que não sabemos podemos utilizar uma letra e depois que calcularmos encontramos o valor da letra, ou seja, do que queremos saber.  Posteriormente ao ensino de resolução de equações, foi utilizado o jogo “Contato do 1º Grau”, realizado em duplas, visando analisar as diversas equações que podem resultar em um mesmo valor. Também, foram observadas as equações simétricas e suas variâncias.

 

                     O desafio foi ensinar Equações do 1º grau com uma incógnita (conteúdo de álgebra elementar) sabendo da dificuldade e rejeição que os alunos têm quando se refere ao ensino / aprendizagem de Álgebra. Então, procurou-se, com diversas estratégias, planejar aulas participativas e diferenciadas do tradicional quadro e giz, por meio de:

• Jogos: O jogo, na educação matemática, permite que a brincadeira evolua até o conteúdo sistematizado, tornando a aprendizagem divertida. Mas, é preciso cuidado quanto à aplicação e ao tipo de jogo, pois há jogos que são apenas para treino e, outros que desenvolvem uma determinada habilidade

      O USO DOS SOFTWARE EDUCACIONAL

                       Software Educacional:

                     O computador é uma ferramenta muito atrativa para alunos e professores. Logo, é interessante utilizarmos a tecnologia a favor da educação matemática. O PATSolver² é um software educativo capaz de resolver equações de 1º e 2º grau com uma incógnita [Seffrin et al, 2009]. Apresenta não apenas a solução final, mas todas as manipulações realizadas na equação, inserida pelo aluno, até o resultado final. Este software educativo faz parte de um projeto de pesquisa orientado e coordenado pela Professora Dra. Patrícia A. Jaques Maillard, desenvolvido no PIPCA (Programa Interdisciplinar de Computação Aplicada) na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS – São Leopoldo/RS).   Percebeu-se a necessidade de outras estratégias de ensino que chamasse a atenção dos alunos, tendo em vista, o desinteresse que começaram a demonstrar.  Então, foi pensado em utilizar o Resolvedor de Equações, software educativo citado a cima, pois, a maioria dos alunos, demonstram interesse por computador.

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