STROETER: Arquitetura e Significado
Por: Vitor Bertolino • 6/6/2018 • Resenha • 433 Palavras (2 Páginas) • 303 Visualizações
STROETER: Arquitetura e significado
O edifício é um signo, e sempre representa algo para alguém, mas não no mesmo sentido de uma palavra da língua, pintura ou escultura figurativa. A arquitetura se comunica com quem a observa, mais seu principal significado é o usa dado a ela. A arquitetura transmite ideias ao lhe dar uma forma física concreta construída, e cada arquiteto tem sua personalidade aplicada no edifício como: um tom, um humor, e um sentido pessoal.
A arquitetura retrata a cultura, o povo de uma época, a história, métodos de constrição, edificações passadas. Todo o processo significativo tem uma relação como espaço, tempo, massa, movimento ou aceleração são expressos através de relações funcionais que se estabelecem entre eles.
A arquitetura até/ pouco tempo, foi considerada carente de qualquer interesse. A história estabelece nitidamente o tempo e as sociedades nas quais foram construídas e são considerados mais como obras de arte do que como objetos utilitários.
O significado é um processo criativo, pode ser habitual e rápido que não podemos acompanhá-los. Um significado se cria relacionando-se uma figura, o primeiro plano com o fundo no qual a figura aparece. Não há uma clara comunicação sem compreender a relação figura-fundo.
Não é difícil julgar os edifícios pelos seus aspectos práticos: adequação ao uso, respeito ao programa proposto, implantação no terreno, acessos, circulações, correção aos detalhes, bom emprego dos materiais, propriedade das técnicas construtivas, custo facilidade de manutenção, bom funcionamento e economia das instalações, controle da luz, som, calor etc. haverá sempre esses modos de qualificar uma julgamento qualitativo seguro do edifico.
A estética da forma trata de proporção: equilíbrio, ritmo, volume, espaço, luz e sombra, cheios e vazios buscando-se essencialmente na dimensão sintática da arquitetura. Na arte o único que conta é a forma, ou mais exatamente as formas são emissoras de significado. O arquiteto tem o controle na forma do edifício, mas uma consciência parcial as formas que ele define. O projeto tem que refletir o “espirito da época”.
O arquiteto pensa no projeto, não no edifício. A capacidade de imaginar e transportar duas dimensões do projeto para três dimensões no espaço é tão treinada que todas as formas do objeto se configuram antecipadamente no projeto. A linguagem do projeto arquitetônico tem significados próprios.
O arquiteto cria objetos, mas os fruidores da obra arquitetônica é que são os interpretes dos seus significados. Ele prevê o que os usuários darão as suas formas. Não há como controlar os significados nas formas arquitetônicas, sempre serão variados e complexos. Alguns arquitetos tentam se comunicar através da forma, mais é provável que isso seja mais uma crença do interprete do que uma intenção do arquiteto.
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