Seminario
Por: deisecps • 18/5/2016 • Trabalho acadêmico • 756 Palavras (4 Páginas) • 290 Visualizações
MARI
- MODERNISMO (1º SLIDE)
O MODERNISMO FOI UM MOVIMENTO ARTÍSTICO E CULTURAL QUE TEVE INÍCIO NA EUROPA E COPMEÇOU A DIFUNDIR NO BRASIL A PARTIR DA PRIMEIRA METADE DO DÉCADA DO SÉCULO XX ATRAVÉS DE MANIFESTOS DE VANGUARDA PRINCIPALMENTE EM SP E DA SEMANA DE ARTE MODERNA REALIZADA EM 1922.
O MODERNISMO FOI INTRODUZIDO NO BRASIL ATRAVÉS DA INFLUÊNCIA DE UM ARQUITETO ESTRANGEIRO RUSSO GREGORI WARCHAVCHIK QUE PROJETOU A “CASA MODERNISTA”, ESTA, FOI A PRIMEIRA CASA EM ESTILO MODERNISTA CONSTRUÍDA EM SP.
OS ARQUITETOS MODERNISTAS BUSCAVAM O RACIONALISMO E A FUNCIONALISMO. AS OBRAS DESSE ESTILO APRESENTAVAM COMO CARACTERÍSTICAS AS FORMAS GEOMÉTRICAS, SEM ORNAMENTAÇÃO, USO DE PILOTIS NO TÉRREO, INTEGRAÇÃO DA ARQUITETURA COM O PAISAGISMO, SEPARAÇÃO ENTRE ESTRUTURA E VEDAÇÃO.
- OSCAR NIEMEYER (2ºSLIDE)
OSCAR NIEMEYER NASCEU EM 15 DE DEZEMBRO DE 1907 NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. EM 1934 SE FORMOU ENGENHEIRO E ARQUITETO NA ESCOLA DE BELAS ARTES. NIEMEYER ESTAGIOU NO ESCRITÓRIO DE LÚCIO COSTA, TANTO QUE FOI LÚCIO COSTA O INICIANTE DA ARQUITETURA MODERNA NO BRASIL. EM 5 DE DEZEMBRO DE 2012, FALECEU NO RIO DE JANEIRO.
- MANU - CARACTERÍSTICAS (3ºSLIDE)
- MANU - TÓPICO “FORMA SINTÉTICA = IDENTIDADE FORMAL
UMA DAS CARACTERÍSTICAS MAIS MARCANTES DA OBRA DE OSCAR NIEMEYER É A FORTE IDENTIDADE FORMALDA ORGANIZAÇÃO. ESSA FORTE IDENTIDADE FORMAL DERIVA DAS ESTRUTURAS FORMAIS CLARAS COMO BASE DA ORGANIZAÇÃO DOS SEUS PROJETOS, DA UTILIZAÇÃO DE FORMAS ELEMENTARES NA CONFIGURAÇÃO DOS ELEMENTOS CONSTITUINTES E DO FATO DE QUE O NÚMERO DE ELEMENTOS EM SEU PROJETO É SEMPRE LIMITADO. A OBRA DE NIEMEYER TRÁS A INTRODUÇÃO DOS ELEMENTOS CURVOS EM UMA ARQUITETURA ANTERIORMENTE MARCADA PELA LINHA RETA.
- MANU - TÓPICO “ ESTRUTURA E (É) FORMA
NA MAIORIA DE SEUS PROJETOS É DIDÍCIL SEPARAR A ESTRUTURA DA SUA FORMA ESTRUTURAL, UMA SE CONFUNDE COM A OUTRA. OU SEJA, A ESTRUTURA FORMAL E A ESTRUTURA RESISTENTE SÃO RESOLVIDAS AO MESMO TEMPO. NA MENTE DE NIEMEYER, NÃO PARECE HAVER UMA DIFERENÇA ENTRE FORMA E ESTRUTURA, AS DUAS SÃO UMA ÚNICA COISA.
- MANU - TÓPICO “ARQUITETURA COMO (RE) CONSTRUÇÃO
O TRAÇO CARACTERÍSTICO DE OSCAR NIEMEYER É A RECORRÊNCIA, A REUTILIZAÇÃO DE SOLUÇÕES PRÓPRIAS OU DE OUTROS ARQUITETOS, COMO FOI O CASO DA OBRA DE LE CORBUSIER NO INÍCIO DE SUA CARREIRA. SUAS OBRAS TINHAM CARACTERÍSTICAS COMO: PILOTIS, PLANTA LIVRE, FACHADA LIVRE PODENDO ABRIR TODAS AS JANELAS. NIEMEYER, FOI DESENVOLVENDO UM MODO PRÓPRIO DE RESOLVER PROGRAMAS ARQUITETÔNICOS, AMPLIANDO SEU REPERTÓRIO, ADAPTANDO E RECICLANDO SOLUÇÕES JÁ UTILIZADAS.
AS INOVAÇÕES ACONTECERAM À ESCALA DOS ELEMENTOS SECUNDÁRIOS, MUITO RARAMENTE NO EDIFÍCIO INTEIRO. UM EXEMPLO É O MUSEU DE CURITIBA, ONDE A INOVAÇÃO É O “OLHO”, QUE PASSOU A SIMBOLIZAR O MUSEU COMO UM TODO.
OUTRA FORMA QUE APARECE A INOVAÇÃO É O CONJUNTO, OU SEJA, EMPREGAR ELEMENTOS QUE VÊM DE OUTROS PROJETOS. HÁ VÁRIOS CONJUNTOS URBANOS QUE EMPREGAM QUASE EXATAMENTE O MESMO GRUPO DE ELEMENTOS COMO: PLATAFORMAS, BARRAS E CILINDROS. O QUE FAZ ESPECÍFICO É O MODO EM QUE AS PARTES SE RELACIONAM, COMO ABRIGAM O PROGRAMA E COMO SE RELACIONAM COM O LUGAR EM QUE SÃO INSERIDOS.
...