Setor de engenharia civil
Tese: Setor de engenharia civil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rifi • 28/9/2014 • Tese • 333 Palavras (2 Páginas) • 361 Visualizações
O setor da construção civil está em constante crescimento. Porém a oferta de mão de obra no setor é muito menor do que a demanda que as obras necessitam. O que acaba aumentando muito o custo da pouca mão de obra qualificada do setor.
Pode contribuir para combater escassez de mão de obra na área de construção civil:
a) A viabilidade de se investir em novas tecnologias para depender de um menor número de trabalhadores nos canteiros de obras.
b) Maneiras de incluir mulheres no setor, levando em conta que no Brasil, as mulheres têm um tempo de escolaridade superior ao dos homens.
c) Estudando outros modelos de produção. Mais rápido e com menos desperdício de material e mão de obra.
O setor da construção civil costuma empregar mão de obra pouco qualificada, ou seja, trabalhadores com pouca instrução, pouco tempo de escolaridade. Porém o setor investe cada dia mais em tecnologia e os processos de produção exigem profissionais capazes de absorver informações técnicas, o que está sendo um agravante e exigindo do setor, profissionais mais capacitados.
Por outro lado o investimento em treinamento específico para o setor é muito baixo. Em razão da falta de incentivo, muitos trabalhadores encaram a construção como etapa passageira em suas vidas, não se importando com vínculos empregatícios, contribuições sociais e jornadas saudáveis. A falta de incentivo e a formação de novos profissionais são responsáveis por outro grave problema que o setor da construção civil enfrenta que é o envelhecimento de seus trabalhadores e o baixo índice de renovação.
O setor da construção civil está em constante crescimento no país e percebe-se que a procura por mão de obra qualificada é maior do que a demanda oferecida no mercado. O que eleva o custo da pouca mão de obra qualificada na cidade e consequentemente do processo de construção do empreendimento.
Fazendo com que sejam necessários menos funcionários nos projetos, sendo eles mais qualificados, recebendo melhores salários, o que atrairia mais jovens para esse setor, e mesmo assim a construção sairia mais barata.
...