Socio ambiental
Por: rafaamartineli • 26/10/2016 • Trabalho acadêmico • 598 Palavras (3 Páginas) • 287 Visualizações
Questão 1
O ambiental e o urbano devem ser associados para garantir o desenvolvimento de uma cidade e da biodiversidade, e com isso assegurar um equilíbrio entre ambos fazendo com que haja melhoria na qualidade de vida para as gerações atuais e futuras. Entretanto, o texto de João Antônio de Paula, Cláudio Guerra, Fausto Brito, Francisco Barbosa, Maria Regina Nabuco, não concorda com esse ponto de vista por ser baseado na teoria malthusiana que implica na desconsideração da possibilidade de construir um processo de desenvolvimento sustentável, ou seja, o "crescimento zero".
Já Erik Swyngedouw e Roberto Luis de M. Monte-Mór acreditam em ideias similares. O primeiro autor defende que o social e o natural são vistos como dois polos contraditórios, mas complementares e que devemos unir a “natureza” com a “sociedade” desenvolvendo uma nova “linguagem” que implementa na evolução do padrão de vida. Monte-Mór também afirma que essa união traz uma harmonia à cidade, questiona os ecólogos por pensarem apenas nos espaços naturais e considerarem os espaços urbano-metropolitanos como “mortos”, e sustenta-se na ideia de reprodução coletiva que incorpora a consciência ambiental e ecológica, consequentemente contribuindo para novos arranjos sócios espaciais e ambientais, nos diversos centros e periferias.
Porém, de acordo com Martim O. Smolka não há como separar os problemas ambientais dos processos de urbanização, pois o processo de urbanização causa uma grande pressão no ambiente natural, para a sustentação do modo de vida urbano.
Questão 2
Ignacy Sachs em seu texto apresenta uma forma de desenvolvimento sustentável para as cidades, o ecodesenvolvimento. Sendo ele, social (maior distribuição de renda e de bens, diminuindo o abismo entre ricos e pobres), econômica (gerenciamento eficiente dos recursos e de um fluxo constante de um investimento público e privado), ecológica (a utilização de recursos dos diversos ecossistemas com o mínimo de danos a qualidade de vida), espacial (obtenção de uma reorganização rural-urbana mais equilibrada e uma melhor distribuição territorial dos assentamentos humanos e das atividades econômicas) e cultural (busca de mudanças que fazem com que haja um conjunto de soluções especificas para o local, o ecossistema, a cultura e a área).
O ecodesenvolvimento de Sachs está relacionado ao texto de Heloisa Costa, em que entra em debate na analise urbana x analise ambiental dentro da cidade e coloca como exemplos três cidades: Cidades compactas na Europa, Califórnia e Belo Horizonte que foram metrópoles programas, organizadas e pensadas, em busca de uma maior sustentabilidade, usando como base as dimensões do ecodesenvolvimento.
A Califórnia apresenta uma exuberância na paisagem natural, associando-se a vitalidade econômica e a diversidade étnico-cultural potencializadora de movimentos sociais progressistas e de criatividade e inovação no cenário artístico, intelectual e industrial, todo esse potencial estaria sendo ameaçado pelos padrões recentes de planejamento e desenvolvimento, razão pela qual o movimento em prol da cidade sustentável veio a se articular. Sendo então, o caminho para o desenvolvimento sustentável definido com base alguns princípios, que irão orientar propostas de atuação em quatro escalas espaciais: habitação, bairro, centro urbano e região.
...