Sumário Justificado Como Fazer
Por: kellybispo • 2/10/2019 • Trabalho acadêmico • 795 Palavras (4 Páginas) • 239 Visualizações
ARQUITETURA MODERNISTA CASA DO BARIANE ORTENCIO
SAMUEL HONÓRIO
RESUMO
O projeto tem como fundamento “O movimento moderno da Arquitetura”. Ressalta-se a importância dos edifícios modernistas, assim como a Residência Eurípedes Ferreiras/ Bariani Ortencio devendo ser preservada. Pois trata-se de uma obra que representa bem o cenário arquitetônico goiano e até mesmo nacional. Destaca-se ainda, o importante valor patrimonial desta edificação, sendo alvo de visitação para estudantes e arquitetos devido a sua grande visão de urbanização.
INTRODUÇÃO
Será apresentado o movimento moderno da arquitetura, a forma como surgiu no Brasil. Tendo como premissa de estudo o arquiteto Lucio Costa, assim como as atividades exercidas para as capitais do país. Abordar-se como aconteceu o cenário arquitetônico em Goiânia/GO.
O projeto tem como foco principal a arquitetura da casa do Bariani Ortencio, apresentando a sua arquitetura modernista, ressaltar o valor e importância afim de impedir a degradação e esquecimento, pois, possui um valor histórico considerável em relação a sua arquitetura como estilo promissor no crescimento urbanístico de Goiânia.
Para tanto, terá como base os seguintes autores:
BITTAR, W. Formação da arquitetura moderna no Brasil (1920-1940). Rio de Janeiro. 2016. Disponível em:< http://docomomo.org.br/wp-content/uploads/2016/01/William-Bittar.pdf>: Acessado em: 04, jun. 2019.
COELHO VAZ, M. D. A.; ZÁRETE, M. H. V. A experiência moderna no cerrado goiano. São Paulo. 06, dez. 2015. Disponível em:< http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/06.067/399>. Acessado em 20 Fev 2019).
NETO, S.; AFONSO E. Goiânia Casa Moderna 1950.1960.1970. 2010. Dissertações de mestrado (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo) - Universidade de Brasília, Brasília, 2010.
1. PATRIMÔNIO HISTÓRICO
1.1. CONCEITO E IMPORTÂNCIA NO CENÁRIO ARQUITETÔNICO, SOCIAL
Percebe-se o conceito de patrimônio, o seu valor social, histórico ou cultural, a importância e impacto na contribuição da formação de um futuro.
Será abordado ainda, o órgão responsável por coordenar e assegura o bem-estar e funcionamento dos patrimônios no Brasil, no caso o IPHAN – Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional, assim bem como as leis que visam garantir legalmente a preservação dos bens de interesse cultural para o país.
Compreende-se o modernismo na visão de Lucio Costa, como ponta pé inicial para uma estrutura de caráter moderno no âmbito arquitetônico, assim como, o esforço no sentindo de preservação aos exemplares da arquitetura modernista e os seus tombamentos.
Reforça-se as abordagens com os seguintes autores:
GATTERMANN, SILVA, SCHRAMM, L. Patrimônio Arquitetônico: a importância da formação do profissional arquiteto, Revista de Arquitetura da IMED, Vol. 1, 2012, n.1, p. 41-47, jan/jun 2012.
SILVA, R. O desafio da preservação do patrimônio arquitetônico modernista no Rio de Janeiro. 2012. 189 p. Dissertação de mestrado (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Rio de Janeiro, 2012.
2. MODERNISMO
Será abordado quanto a influência do movimento moderno na arquitetura, pontos tecnológicos para potencializar a modernidade das edificações, como por exemplo do pilotis, terraço jardim, planta livre, fachada livre e janelas em fita ou fenêtre que possibilita a independência de estrutura do edifício permitindo uma iluminação mais uniforme e vistas panorâmicas do exterior.
Para tanto, se consagra o seguinte autor:
ALBERTO, C. M. Villa Savoye: arquitetura e manifesto. Vitruvius. São Paulo. Maio 2002. Disponível em:< http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/02.024/785>. Acessado em: 16 jun. 2019.
...