TCC- A arte como transformação social
Por: MARCIOMXP • 28/3/2024 • Trabalho acadêmico • 2.891 Palavras (12 Páginas) • 86 Visualizações
[pic 1]
Joyce Estela de Oliveira Inácio Pinto
A ARTE COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
VESPASIANO, 2024
[pic 2]
Joyce Estela de Oliveira Inácio Pinto
A ARTE COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título especialista em PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE ARTES.
VESPASIANO, 2024
A ARTE COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Joyce Estela de Oliveira Inácio Pinto
Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.
Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços)
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo demonstrar como a arte pode ser utilizada como instrumento de transformação social, propiciando a inclusão de todos os indivíduos da sociedade, sejam eles portadores de necessidades especiais, pessoas em condições de vulnerabilidade social, dentre outros, independente da etnia, credo, gênero e orientação sexual. Muito além da expressão, a arte desempenha um papel fundamental na formação da sociedade, da cultura e no desenvolvimento dos indivíduos, uma vez que ela proporciona às pessoas a possibilidade de estabelecer um relacionamento intercultural, desmistificando pré-conceitos e cultivando em cada pessoa um senso de pertencimento e aumento da sua autoestima. A arte se tornou um elemento poderosíssimo no combate à desigualdade, pois frequentemente ela é a única forma na qual os grupos marginalizados podem se expressar, compartilhar suas histórias e reivindicar pra si uma identidade cultural. Projetos artísticos relacionados à arte, tais como: música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura, cinema, fotografia, promovem não só a interação e o entretenimento, mas também acesso a educação, saúde, dignidade e emprego.
Palavras-chave: Inclusão. Identidade. Dignidade. Cultura. Expressão.
jy_estela@yahoo.com.br
1 INTRODUÇÃO
Desde os tempos mais remotos, há registros de expressões artísticas espalhadas em diversas partes do mundo, estas realizadas através de pinturas e gravuras rupestres, demonstrando a incrível sensibilidade do ser humano ao expressar suas emoções e o seu cotidiano. Ao longo de toda a história testemunhamos o desenvolvimento da arte e pôde-se evidenciar o quanto ela está e sempre esteve intrínseca na vida do ser humano.
A arte de modo geral tem papel fundamental na formação de uma sociedade, influenciando de forma direta e indireta no cotidiano das pessoas, este trabalho é relevante porque mostra a importância dela no combate ao pré-conceito, discriminação e a desigualdade social, promovendo a inclusão e a dignidade. A realização deste trabalho contribuirá para a sociedade compreender melhor os efeitos positivos de se investir cada vez em politicas públicas e de ação afirmativa, para a comunidade acadêmica, pode ser o início para novas pesquisas e desenvolvimento de novas técnicas e metodologias no campo das artes.
Diante do exposto surge o questionamento: De que forma a arte pode ser um instrumento de transformação social?
O objetivo principal deste trabalho foi demonstrar como a arte, tem o poder de transformar a realidade das pessoas envolvidas, aumentando a participação de minorias no processo político, cultural e social. Esse trabalho tem também como objetivos específicos conhecer as estatísticas de inclusão e bem estar social nos locais onde se tem uma forte incidência de trabalhos sociais voltados para o desenvolvimento artístico e cultural.
Este trabalho é uma pesquisa qualitativa descritiva e investigará sobre o desenvolvimento da sociedade através da arte, sendo na sua maioria em trabalhos acadêmicos publicados e disponíveis para consulta e pesquisa. Utilizará também sites de órgãos governamentais, organizações não governamentais, revistas de publicação científica e livros publicados sobre o assunto.
2 CULTURA E IDENTIDADE NACIONAL
Em fevereiro de 2022 comemorou-se o centenário da semana de arte moderna que ocorreu entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922 no Brasil; movimento que buscou romper com as formalidades da estética artística vigente, inaugurar o movimento modernista brasileiro, popularizar a arte no país e fazer duras críticas ao modelo parnasiano. O evento realizado no Teatro Municipal de São Paulo é considerado o marco do Modernismo no Brasil. Diante disso, apesar do movimento ser de caráter burguês e paulista, as novas regras modernistas penetraram no cenário nacional, romperam com o conservadorismo e revolucionaram os padrões, conceitos, linguagens, pensamentos e atividades culturais e artísticas que até hoje servem como inspiração.
Figura 1 – cartaz da semana da arte moderna
[pic 3]
Domínio público.
Os artistas, escritores e intelectuais, propunham a derrubada de velhos conceitos e padrões ultrapassados, liderados por parnasianos e simbolistas. Como disse Oswaldo de Andrade: “não sabemos que queremos, sabemos o que não queremos” (Cf. SOUZA, 1977, p. 253)
A discussão sobre a identidade nacional no Brasil, inicia-se quando efetivamente o país se torna uma nação, momento em que os intelectuais, artistas, escritores e políticos entram em cena com o objetivo de se criar esta identidade. O Brasil, um país muito pobre, de economia rural e mestiço, foi acometido por livros, revistas e manifestos em prol da consolidação da identidade nacional sob o espírito e a estética da modernidade.
...