TIPO DE DADOS HETEROGÊNEOS - REGISTROS
Por: Vinícius Borges • 7/11/2019 • Projeto de pesquisa • 2.833 Palavras (12 Páginas) • 228 Visualizações
- TIPO DE DADOS HETEROGENEOS - REGISTROS
Neste capítulo veremos um novo tipo de dado, Registro, o qual será uma introdução para o próximo capítulo, arquivos. Nas aulas anteriores nós tratamos de Vetores, como visto, um conjunto de dados homogêneos, neste trataremos o conjunto de dados heterogêneos, o qual denominamos Registro.
- Registro
Registro é o conjunto de dados heterogêneos. Como exemplo podemos tomar os empregados de uma empresa, o qual dispomos de uma série de informação de cada um deles, como: nome, endereço, cpf, cargo, salário etc.
Podemos ver de um angulo diferente, através do desenho abaixo, onde construímos um modelo para representar um único registro:
Nome endereço cpf cargo salário
|
|
|
|
|
Dessa forma, podemos reunir um conjunto de dados, de diferentes tipos, e denomina-los de registro, por exemplo, sendo que este registro será a nossa nova variável do tipo registro que conterá todas as informações a respeito de um empregado da empresa..
Por exemplo, suponha que desejemos criar um algoritmo que armazene informações referentes a 5 alunos, o seu nome e suas 2 notas bimestrais, com as estruturas de dados que temos até agora seriam necessárias duas estruturas distintas:
Variáveis
caracter nome = matriz [ 5 ] [ 40 ]
real notas = matriz [ 5 ] [ 2 ]
A primeira estrutura, nome, armazena os nomes dos 5 alunos e a estrutura notas as suas respectivas notas bimestrais. Nesse caso, seria mais fácil agruparmos os dois tipos de dados em uma mesma estrutura. É exatamente isto que se consegue fazer como a utilização de registros.
- Campo
Campo é cada dado que compõe um registro, que terá em particular um determinado tipo. Assim, no exemplo anterior nome é um campo que por sua vez terá um tipo (caracter), e todos os demais: campo endereço do tipo caracter; campo cpf do tipo numero, campo cargo que poderá ser do tipo numero ou caracter, dependendo da sua aplicação, salário que será do tipo número.
Para definir o tipo de um campo use a seguinte regra: se um dia você imaginar que o campo poderá ser usado para cálculo, por mais remota que seja a possibilidade, este será do tipo numero. Nos demais casos caracter ou lógica.
- Definição de um Registros
Os tipos registros devem ser declarados ou atribuídos antes das variáveis, pois pode ocorrer a necessidade de declarar uma variável com o tipo registro anteriormente declarado. A declaração de um registro é realizada conforme a seguir:
SINTAXE:
Defina Tipo
REGISTRO
< tipo do campo1 > < campo1 >,
< tipo do campo2 > < campo2 >,
. . .
< tipo do campon > < campon >
FIM-REGISTRO nome do tipo
Em que:
- < nome do tipo> é o nome do registro cuja estrutura está sendo criada,
- < campon> é o nome do n-ésimo campo do registro e
n> é o tipo do n-ésimo campo do registro.
A lista de campos é uma relação de variáveis, com o seu respectivo tipo, podendo ser REAL, INTEIRO, LÓGICO, CARACTER ou outro tipo estruturado definido previamente.
Como exemplo, vamos criar um registro para representar o nome de um aluno e suas notas bimestrais e sua média:
Exemplo1: Definição de uma estrutura para armazenar o nome , notas e média de um aluno.
Algoritmo estrutura
Defina Tipo
REGISTRO
caracter nome= vetor [40],
real nota1,
real nota2,
real media
FIM-REGISTRO NOTAS_ALUNOS
Variáveis
NOTAS_ALUNOS aluno
Inicio
Fim.
Nesse exemplo foi criado um tipo registro NOTAS_ALUNOS, o qual é um conjunto de dados heterogêneos (um campo tipo VETOR de caracter e cinco campos do tipo REAL). Desta forma é possível guardar em uma mesma estrutura vários tipos diferentes de dados.
Uma vez que um tipo de dado registro tenha sido definido, podemos criar tantas variáveis daquele tipo desejarmos, assim como fazemos com qualquer outro tipo de dado. Por exemplo, para criarmos três registros do tipo NOTAS_ALUNOS:
Variáveis
NOTAS_ALUNOS aluno1, aluno2, aluno3
Cada uma dessas três variáveis é um registro do tipo NOTAS_ALUNOS ,e, portanto, cada uma delas possui os campos de dado: nome, nota1, nota2 e media. Assim como variáveis do tipo de vetores e matrizes, variáveis do tipo registros são manipuladas através de suas partes constituintes, os campos.
Para declararmos uma variável do tipo registro, primeiramente definimos os campos que irão compor o registro, bem como os tipos que os campos terão. Para o registro, o qual tínhamos os campos: nome, endereço, cpf, cargo e salário, teremos a seguinte declaração do registro:
Exemplo 2: Definição de uma estrutura para armazenar os dados de um funcionário de uma empresa.
Algoritmo FormaEmpresa
Defina Tipo
Registro
caracter nome= vetor [40],
caracter endereco= vetor [40],
caracter cpf = vetor[12],
caracter cargo = vetor[20],
real salario
Fim-Registro REGISTRO_EMPRESA
Variáveis
REGISTRO_EMPRESA empresa
Inicio
...
Fim
Ao término desta declaração de registro teremos a variável empresa (registro), que compõe-se de vários dados (campos).
Exercício 1.
Faça a declaração do registro abaixo:
...