Trabalho Estilo Neoclássico Fortaleza
Por: Átila Alves • 3/8/2017 • Trabalho acadêmico • 2.608 Palavras (11 Páginas) • 380 Visualizações
[pic 1]
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ
DEPARTAMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL
CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
Átila Alves Pinto
Emanuel Bruno
Raíssa Sousa
PROJETO ARQUITETETÔNICO II
ARQUITETURA NEOCLÁSSICA
Fortaleza, 2011
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ
DEPARTAMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL
CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
Átila Alves Pinto
Emanuel Bruno
Raíssa Sousa
PROJETO ARQUITETETÔNICO II
ARQUITETURA NEOCLÁSSICA
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Projeto Arquitetônico II, no Curso Técnico em Edificações, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.
Professor: Damião
Fortaleza, 2011
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ............................................................................................................. 3
2. DESENVOLVIMENTO TEÓRICO ............................................................................. 3
2.1 CONTEXTO HISTÓRICO ..................................................................................... 3
2.2 ARQUITETURA NEOCLÁSSICA E SUAS CARACTERÍSTICAS ................... 4
2.5 ARQUITETURA NEOCLÁSSICA NO BRASIL ................................................. 5
2.6 ARQUITETURA NEOCLÁSSICA NO CEARÁ .................................................. 6
3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ......................................................................... 8
ANEXO A – FOTOGRAFIAS MONUMENTOS HISTÓRICOS NEOCLÁSSICOS
NO BRASIL e CEARÁ ..................................................................................................... 9
- INTRODUÇÃO
Desde a Antiguidade, o homem preocupou-se em expressar seus sentimentos, ideias e informações através da Arte. Num simples pintar, o ser humano transmitia àqueles ao seu redor conteúdos de suprema importância. Em busca da própria sobrevivência, criaram-se diversas formas de expressões visando à comunicação entre si.
Música, dança, teatro, desenho, escultura e arquitetura são algumas das categorias que a Arte nos oferece. A História da Arte precisa ser apreciada e digerida com uma visão crítica – apreciação do Belo.
O domínio da técnica de trabalhar com a Pedra foi fundamental para o início do pensamento arquitetônico em períodos pré-históricos, quando foram erguidas as primeiras construções humanas.
À medida que a humanidade crescia exacerbadamente, foi necessária a criação de técnica modernas que atendessem às exigências da população. Em decorrência desse crescimento, juntamente com o contexto histórico vivido no momento a considerar, a arquitetura foi adquirindo vários estilos.
Começando com a Arquitetura Antiga, passando pela Arquitetura da Idade Média (onde se enquadra a Arquitetura Gótica), do Renascimento, Barroca e Rococó, Neoclássica, Arquitetura do século XIX, Moderna e chegando à Arquitetura Pós-Moderna.
Abordaremos nesta pesquisa bibliográfica alguns pontos relevantes a serem considerados no estudo da Arquitetura Neoclássica.
Nosso objetivo não é expor uma quantidade demasiada de informações, e sim, mostrar um conteúdo que venha a fazer com que o leitor compreenda, de uma forma simples e objetiva, sobre esse estilo arquitetônico.
- DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
- . CONTEXTO HISTÓRICO
Transformações sociais, idealização da razão ao invés da fé - Iluminismo, distanciamento do homem da natureza, Revolução Francesa, Revolução Industrial, entre outros, influenciaram na contextualização do estilo neoclássico.
No fim do século XVIII e início do século XIX, ideias iluministas percorriam por toda a Europa – uso da razão para atingir a liberdade, a felicidade e o bem-estar social. Os pensadores iluministas criticavam o poder da Igreja no campo político e cultural, a política mercantilista e as ideias absolutistas. Para eles, a Europa vivia, desde a época medieval, um longo período de trevas, resultado do controle da Igreja sobre a cultura e a sociedade; e, só a razão poderia colocar a história da humanidade no caminho da luz – daí vem o nome Iluminismo.
Essas ideias foram largamente espalhadas pela Europa. Influenciaram várias revoluções como a Francesa e a Industrial. Não somente na Europa, mas também nas Américas: a Independência das colônias espanholas e dos Estados Unidos Da América.
A repercussão dessas revoluções aconteceu no Brasil no início do século XIX. Começaram então a ser divulgadas na colônia brasileira os ideais iluministas que contribuíram, em peso, para os movimentos de independência do Brasil.
Toda essa abordagem logo acima é de fundamental valor para entender o que se passava na mente do homem nesse período e que gerou mudanças na forma de ver a arquitetura, antes barroca, para então, neoclássica.
2.2. ARQUITETURA NEOCLÁSSICA E SUAS CARACTERÍSTICAS
As primeiras impressões do Neoclassicismo teve início na França e Inglaterra, com o advento do Palladianismo – estilo arquitetônico difundido pelo o arquiteto italiano Palladio. Palladio utilizava de um modelo em que se preservasse o empirismo e idealismo, e que estava fundado na simetria, perspectiva e valores da arquitetura clássica greco-romana. Portanto, considera-se o Palladianismo como sendo uma das bases para a formação, posterior, da arquitetura neoclássica.
O estilo predominante até então, o barroco, foi bastante contestado pelos os neoclassicistas. No Barroco, rejeitava-se a simetria do renascimento, destacavam o dinamismo e a imponência, reforçados pela emotividade conseguida através de meandros, elementos contorcidos e espirais, produzindo diferentes efeitos visuais, tanto nas fachadas quanto no desenho dos interiores. Além do mais, a natureza divina era impregnada à arquitetura como um ornamento, principal característica em que os neoclassicistas iam de encontro. A reação ao gosto amplamente ornamentado do barroco-rococó desenvolveu-se em muitos países europeus a partir de 1750.
...