MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE DIREITO DA FACULDADE DOCTUM DE CARANGOLA - NORMALIZAÇÃO E ESTILO
Por: gustavoscsilva • 1/4/2017 • Trabalho acadêmico • 10.618 Palavras (43 Páginas) • 528 Visualizações
3 MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE DIREITO DA FACULDADE DOCTUM DE CARANGOLA - NORMALIZAÇÃO E ESTILO
A forma do Projeto de Pesquisa e do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui elemento importante do trabalho científico. Tal forma é definida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), através da aplicação da normalização, que busca a padronização e a simplificação ao elaborar o trabalho científico, além de facilitar o processo de comunicação e o intercâmbio da informação, proporcionando uma visão uniforme da produção científica que se traduz em qualidade.
Buscando normalizar a apresentação de Projetos de Pesquisa e TCC de acordo com a ABNT, foi elaborado o presente manual pelos cursos mantidos pela Faculdade Doctum de Carangola. Este manual tem como objetivo facilitar a tarefa do corpo discentes no momento de elaboração dos trabalhos acadêmicos.
Foram consideradas como referências as seguintes normas:
a) NBR 6023 (ABNT, 2002);
b) NBR 6024 (ABNT, 2012);
c) NBR 6027 (ABNT, 2012);
d) NBR 6028 (ABNT, 2003);
e) NBR 6034 (ABNT, 2004);
f) NBR 10520 (ABNT, 2002);
g) NBR 14724 (ABNT, 2011);
h) NBR 15287 (ABNT, 2011);
i) NBR 6022 (ABNT, 2003) e
j) Normas tabulares IBGE (1993).
Por fim, vale ressaltar que o presente manual estabelece a normalização dos Projetos de Pesquisa e TCC produzidos nos cursos mantidos pela Faculdade Doctum de Carangola
3.1 O projeto de pesquisa
Construído no penúltimo período do curso, o Projeto de Pesquisa é a “carta de intenções” do candidato à qualificação do seu trabalho de Conclusão de Curso junto à IES. Nele se definem os rumos e caminhos a serem tomados pelo pesquisador para viabilizar o problema-objeto da sua pesquisa através da clarificação de metodologia sustentável que torne possível a análise de suas hipóteses de trabalho, garantindo referencial teórico de qualidade que fundamente seus objetivos e justifique a sua proposta.
O Projeto é composto de Elementos Pré-textuais, Elementos Textuais e Elementos Pós-textuais (ligados à sua apresentação externa, segundo as normas da ABNT).
3.1.1 Estrutura geral do projeto de pesquisa
Parte Interna:
Elementos pré-textuais Elementos textuais Elementos pós-textuais
• Folha de Rosto (obrigatório) • Apresentação • Referências (obrigatório)
• Sumário (obrigatório) • Objeto de Estudo • Apêndice (opcional)
• Hipóteses • Anexo (opcional)
• Objetivos
• Justificativa
• Referencial Teórico
• Metodologia e
Procedimentos Técnicos
da Pesquisa
• Cronograma da
pesquisa
• Sumário
Hipotético (Obrigatórios)
Parte externa:
Capa (obrigatório encadernação)
3.1.1.1 Elementos pré-textuais do projeto de pesquisa
As partes pré-textuais ou elementos pré-textuais, como o próprio nome indica, antecedem o “corpo do texto” do Projeto de Pesquisa. Em geral, as partes pré-textuais obrigatórias, conforme a NBR 14724 (ABNT, 2011), devem conter:
a) Capa
b) folha de rosto;
c) sumário.
3.1.1.1.1 Capa
A ABNT estabelece que a capa é elemento obrigatório dos trabalhos acadêmicos. Na Doctum, devem conter:
a) nome da instituição (no alto da página, centralizado); nome da unidade acadêmica Doctum onde o aluno estuda (o que pode variar de uma cidade para outra).
b) nome do autor (no alto da página, abaixo do nome da Instituição);
c) título e subtítulo, se houver (no centro da página, centralizado);
d) local da instituição onde deve ser apresentado (cidade; coloca-se a unidade da federação APENAS em caso de cidades homônimas) – embaixo na página;
e) ano de depósito (embaixo do item anterior).
A formatação da capa (espaçamento entre os elementos, margens e tipo de letra) deve ser o tamanho 12. Deve-se utilizar na capa e na folha de rosto o mesmo espaçamento, margens e tipo de letra do corpo do trabalho. A Doctum adota como fonte padrão a tipologia Arial em todos os seus trabalhos acadêmicos. As margens também ficam definidas da seguinte forma: 3 cm para a margem esquerda, 3 cm para a margem superior, 2 cm a margem direita e 2 cm a margem inferior. Todos os elementos da capa devem ser escrito em caixa alta (letras maiúsculas) e em negrito.
_ Capa do Projeto de Pesquisa
Em Projetos de Pesquisa, a capa do Projeto de Pesquisa adota os mesmos elementos das capas em geral. Assim, o nome do autor é obrigatório na do Projeto e na folha de rosto. No caso de projetos coletivos ou de equipe, entende-se que a capa conterá apenas o nome da instituição, já os nomes dos participantes figurarão apenas na folha de rosto e em ordem
...