Trabalho de Libras
Por: Mirian de Oliveira • 28/4/2015 • Bibliografia • 455 Palavras (2 Páginas) • 246 Visualizações
Introdução
A história nós mostra que por muitos anos, as pessoas que nasciam com algum tipo de deficiência eram afastadas da sociedade.
Na história da educação dos surdos, havia pouca compreensão dos problemas apresentados pelos surdos, eles eram colocados em asilos e afastados da sociedade.
Os surdos eram tratados com piedade e vistos como pessoas castigadas pelos deuses, sendo abandonados ou sacrificados.
No Egito antigo, os surdos eram considerados pessoas especialmente escolhidas. Seu silêncio e seu comportamento peculiar conferiam-lhes um ar de misticismo ( Eriksson, 1998 ).
Desenvolvimento
1- Na história mostra um total desrespeito com as pessoas que nasciam com algum tipo de deficiência, atualmente tivemos grandes avanços em relação aos direitos dos alunos surdos. Com a lei de Diretrizes e Bases da Educação, a mesma define que o aluno com algum tipo de deficiência deve receber serviços de apoio especializados em escolas públicas e privadas.
2- Libras, língua oficial da pessoa surda, com publicação da lei n°10.436, de 24-4-2002.Dia dos surdos, já temos leis estadual municipais, a data dos surdos é dia 26 de setembro, sendo está data escolhida em homenagem á inauguração da primeira escola de surdos do país , o INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).E a libras deve ser inserida como disciplina curricular obrigatório nos cursos de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de fonoaudiologia .Existem muitas resistências da comunidade escolar, que não sabem lidar com alunos com surdes, os professores e funcionários deveriam ser treinados para atender de forma digna esses alunos, o que não acontece no nosso país. E muito pais que hesitam em permitir que seus filhos surdos, estudem com os alunos ouvintes com medo da discriminação.
3- Assim como a língua portuguesa é ensinada nas escolas, a libras deveria ser uma matéria a mais para ser lecionada nas escolas publicas e privada, a partir do 4° ano, assim os alunos surdos e ouvintes teriam uma oportunidade de aprender a libras, já com a finalidade de comunicação entres esses alunos, e com o objetivo de inclusão de alunos surdos.
Considerações Finais
Podemos ver através desse trabalho a dificuldade das pessoas que nasceram com deficiência surda, a exclusão desses alunos por muitos anos da sociedade e das salas de aulas e a discriminação no passado.
Os surdos eram tratados com piedade e vistos como pessoas castigadas.
Com o passar dos anos muitas conquistas foram alcançadas, porém existem ainda muitas mudanças a ser feitas para a inclusão dos surdos na sociedade e nas escolas e universidades.
Varias leis foram feitas, mais precisamos de mais, para que os surdos tenham direitos, ainda maiores, como cinema, teatro, casas de show.
Com a inclusão dessas pessoas surdas e leis que beneficiam elas, quem sabe num futuro próximo o mundo não se torna tão silencioso para elas .
...