Trabalho de patologia
Por: Diogo Guerra • 28/10/2016 • Trabalho acadêmico • 733 Palavras (3 Páginas) • 469 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
ARQUITETURA E URBANISMO
DISCIPLINA: PATOLOGIA NAS ESTRUTURAS
PROFESSOR: WILSON DA SILVEIRA
ACADÊMICO: DIOGO GUERRA
RELATÓRIO DE OBRA:
PATOLOGIAS ESTRUTURAIS
DEZEMBRO DE 2014
DIOGO GUERRA
Trabalho realizado na disciplina de Patologias das construções, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul.
Professor: Arq. Wilson J. da Cunha Silveira, Dr. Eng.
Florianópolis
2014
INTRODUÇÃO
Apresentação do trabalho:
O desenvolvimento da tecnologia da construção se deu, desde os primórdios da civilização, em diversas direções concomitantemente, criando-se um acervo de conhecimento que permitiu ao homem, dentro de certos limites construir edifícios adaptados às suas necessidades em equilíbrio com meio ambiente.
Ao mesmo tempo, entretanto, em todas as épocas, em maior ou menor grau, uma parte dos edifícios construídos não tem apresentado um desempenho satisfatório. A preocupação com estes edifícios, com seus problemas, é muito antiga e pode-se dizer que nasceu como próprio ato de construir. Esta preocupação, contudo, não se revestia antigamente de caráter sistemático estando restrita ao estudo de alguns problemas mais comuns, geralmente aqueles que provocavam alguma falta de segurança estrutural.
Modernamente, com a aplicação na Engenharia Civil do conceito de desempenho, os edifícios começam a ser analisados como um todo.
Consequentemente, os problemas de desempenho insatisfatório também começam a ser entendidos dentro de um contexto global e não de forma estanque, por efeito, como anteriormente.
Justificativa da escolha do tema:
Hoje em dia é comum a ocorrência de patologias nas edificações devido à falhas de projeto, construtivas e de manutenção, e conseqüente desempenho das construções. As patologias estruturais são causadas por diversos motivos, pode começar desde a fundação e com o desempenho da obra ocasionar rachaduras nas paredes por exemplo, até ferragens expostas.
Objetivos
Para os edifícios que apresentam problemas patológicos, é proposto um procedimento de atuação. Este procedimento consiste em: levantamento do maior número possível de subsídios para o entendimento do problema através de vistoria do local, do histórico do edifício e do resultado de exames complementares; diagnóstico da situação, ou seja, entendimento completo dos fenômenos ocorridos; definição da conduta a partir da escolha da alternativa de intervenção mais conveniente. É apresentada a aplicação real da metodologia proposta em diferentes casos, tratados por diferentes técnicos, todos eles com sucesso.
DESCRIÇÃO DO TRABALHO E FUNDAMENTAÇÃO TÉCNICA DO PROBLEMA
A edificação estudada trata-se de uma residência unifamiliar, localizada na Praia Brava, Florianópolis. A casa está inserida em um terreno de banhado e por causa dessa instabilidade que iniciou os problemas patológicos.
ESTUDO DE CASO
O terreno em que foi construída a residência é alagadiço, por isso foram colocadas estacas para sustentação da edificação. Devido a alterações nos terrenos vizinhos, aterramentos, movimentações de terra a área está deixando de ser um banhado, por isso o lençol freático pode ter alterado o nível, e por esse motivo as estacas se movimentaram causando problemas estruturais em alguns pontos da casa, e com o tempo, a tendência é aumentar as rachaduras até chegar nas ferragens deixando-as expostas.
...