URBANISMO - CENTRALIDADES
Por: giovannarosa2910 • 30/10/2018 • Trabalho acadêmico • 3.019 Palavras (13 Páginas) • 227 Visualizações
CENTRALIDADES
CONCENTRAM A OFERTA DE EMPREGOS, MORADIA E LAZER EM UM SÓ LUGAR. SÃO NÚCLEOS QUE PROPÕEM A MISTURA DE USOS DOS ESPAÇOS PÚBLICOS, ONDE É POSSÍVEL REALIZAR A MAIOR PARTE DAS ATIVIDADES COTIDIANAS A PÉ OU DE BICICLETA.
CENTRO GASTRONÔMICO
É UM EMPÓRIO? É UMA LOJA DE UTENSÍLIOS? É UM “MERCADÃO MUNICIPAL” MAIS CHIQUE? É UM RESTAURANTE? UMA PADARIA? DEPOIS DE PERAMBULAR ENTRE GÔNDOLAS, RESTAURANTES, CAFÉ, SORVETERIA, CHOCOLATERIA, CERVEJARIA, PEIXARIA, ESCOLA DE GASTRONOMIA, VOCÊ CHEGA À CONCLUSÃO QUE É TUDO ISSO E MUITO MAIS.
LOTE DISPONÍVEL PARA ALUGAR
ACESSOS
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
CROQUI VOLUMÉTRICO DO CENTRO GASTRONÔMICO
CENTRO DE RESSOCIALIZAÇÃO
O CENTRO DE RESSOCIALIZAÇÃO TEM A INTENSÃO DE SERVIR COMO ESPAÇO ONDE A COMUNIDADE POSSA CRIAR NOVOS ELOS. SERÁ UMA LOJA DE ARTESANATO, PRODUZIRÁ DOCES CASEIROS, TERÁ CAMPANHAS DE ATENDIMENTO DE SAÚDE, BINGOS, BAILES E DIVERSAS ATIVIDADES PRINCIPALMENTE VOLTADAS À TERCEIRA IDADE.
ACESSOS
O ACESSO SERÁ FEITO PELA MARGINAL FLORIANO PEIXOTO, RUA QUE CONCENTRA PARTE DA ÁREA DE COMÉRCIOS E SERVIÇO DESSA LOCALIDADE. SENDO ASSIM, É A VIA QUE MAIS TRARIA VISIBILIDADE AO CENTRO DE RESSOCIALIZAÇÃO QUE SERÁ IMPLANTADO. OS HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO FUNCIONARÃO DA SEGUINTE FORMA:
HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
SEGUNDA A SEXTA
9h00min – 17h00 min
SÁBADOS
9h00 min – 12h00min
CROQUI VOLUMÉTRICO DO CENTRO DE RESSOCIALIZAÇÃO
MUSEU DOS VAGÕES
OS TRILHOS DA CIDADE TAMBÉM SÃO SUA HISTÓRIA E QUAL SERIA A JUSTIFICATIVA PARA O ABANDONO? ABANDONAR OS TRILHOS É ABANDONAR A NOSSA HISTÓRIA E NADA MAIS ADEQUADO PARA RESGATE QUE UM MUSEU LOCALIZADO NA “NASCENTE” DA REGIÃO.
ACESSOS
OS ACESSOS SERÃO FEITOS TANTO PELO LADO LESTE COMO PELO LADO OESTE DA LINHA DO TRÊM, DESSA FORMA CRIARÁ NOVOS CAMINHOS PARA QUE OS MORADORES TRANSITEM PELO ESPAÇO, QUE É CONSIDERADO LOCAL DE RISCO.
CROQUI VOLUMÉTRICO DO MUSEU DOS VAGÕES
LOCALIZAÇÃO DOS COMÉRCIOS NO MAPA
PRINCIPAIS MUDANÇAS INDIVIDUAIS
CENTRO GASTRONÔMICO
CENTRO DE RESSOCIALIZAÇÃO
MUSEU DOS VAGÕES
IMPACTOS URBANOS
INFRAESTRUTURA URBANA
SEGUNDO O MAPA DE ZONEAMENTO DE PRESIDENTE PRUDENTE, DOIS DOS LOTES ESTÃO LOCALIZADOS EM UMA ZONA DE COMÉRCIO E SERVIÇO CENTRAL, DE OCUPAÇÃO VERTICAL; ZCS1. ESSES ESPAÇOS VISAM “AS ATIVIDADES CARACTERÍSTICAS DE CENTRO URBANO PRINCIPAL DA CIDADE. VISA A MAIOR VARIEDADE POSSÍVEL DE OFERTAS DE COMÉRCIO VAREJISTA, SERVIÇOS, PONTOS DE ENCONTRO E CONVÍVIO SOCIAL, BEM COMO O USO RESIDENCIAL MULTIFAMILIAR VERTICAL E HORIZONTAL. É UMA ZONA DE ALTA DENSIDADE, TANTO FIXA QUANTO FLUTUANTE.”
O COMÉRCIO ALIMENTÍCIO A SER IMPLANTADO SE ENCAIXA NESSA DEFINIÇÃO, TRADUZ A VARIEDADE DESEJADA NESSA ZONA, ASSIM COMO O CENTRO DE RESSOCIALIZAÇÃO. A IDEALIZAÇÃO TAMBÉM SE ENQUADRA NOS ÍNDICES URBANISTICOS OFERECIDOS PELO MESMO DOCUMENTO ONDE FORAM RETIRADAS AS INFORMAÇÕES ACIMA, A LEIS E ZONEAMENTO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO, DA ÁREA URBANA DO MUNICIPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS.
JÁ O MUSEU NOS VAGÕES ESTÁ LOCALIZADO NUMA ZONA ESPECIAL – ZE, CARACTERIZAM-SE PELA “SINGULARIDADE DO USO ATUAL OU DE USO PRETENDIDO, E POR TAIS ASPECTOS ESTÃO SUJEITAS A NORMAS PRÓPRIAS” CONFORME DESCRITO NO DOCUMENTO JÁ CITADO. TAMBÉM COMPORTA A IMPLANTAÇÃO DO MUSEU.
ARBORIZAÇÃO EXISTENTE NOS ESPAÇOS É IDEAL PARA O FUNCIONAMENTO DESSES COMÉRCIOS, NÃO IMPEDE A CIRCULAÇÃO E AINDA CONTIBUE DE FORMA POSITIVA COM OS ESPAÇOS PORQUE ONDE É PRESENTE, NÃO CRIA BARREIRAS PARA A IMPERMEABILIDADE VISUAL E, ONDE É INEXISTENTE CRIA MAIOR SENSAÇÃO DE SEGURANÇA EM PERIODOS NOTURNOS POR SER EM LOCAIS DE, ATÉ ENTÃO, POUCO MOVIMENTO.
SEGUNDO A PESQUISA DO PERFIL SÓCIO ECONÔMICO FEITA PELA TURMA, A MAIOR PARTE (51%) DAS PESSOAS QUE UTILIZAM A REGIÃO DIARIAMENTE TÊM ACESSO AOS ESPAÇOS COM TRANSPORTE PRÓPRIO O QUE INTENSIFICA AINDA MAIS O FLUXO DE AUTOMÓVEIS POR ISSO, AS IMPLANTAÇÕES TERÃO ESTACIONAMENTO PRÓPRIO E A SUA FRENTE FAIXAS AMARELA PINTADAS JUNTO ÀS GUIAS DAS CALÇADAS QUE, NUM EMARANHADO DE AUTOMÓVEIS SE DESTACA.
DE QUALQUER FORMA O TRANSPORTE PUBLICO NÃO PODE SER ABANDONADO E SUA REGULARIZAÇÃO SERÁ EFETUADA DA MELHOR FORMA POSSÍVEL, SERÁ ALTERADO O PONTO DE PARADA EM UMA DAS ESTAÇÕES PARA QUE, A INCIDÊNCIA DE CIRCULAÇÃO SEJA MAIOR EM TRECHOS ESTRATÉGICOS E PARA QUE AS CENTRALIDADES SEJAM ATENDIDAS DE MANEIRA IMEDIATA, SEM DESVIO DE ROTA.
A PAVIMENTAÇÃO PARA A CIRCULAÇÃO DE AUTOMÓVEIS É IDEAIL, PORÉM PARA A CIRUCULAÇÃO DE PEDESTRES E CADEIRANTES NÃO ACONTECE DE FORMA COESA, EM TODO O BAIRRO OS PASSEIOS DEVERÃO SOFRER AJUSTES. TAMBÉM, FAIXAS DE PEDESTRES DEVERÃO SER IMPLATADAS COM MAIOR REPETIÇÃO JÁ QUE, AS CENTRALIDADES CONTAM COM MAIOR FLUXO DE PESSOAS, LOGO, MAIOR PROBABILIDADE DE ACIDENTES, A IMPLATANÇÃO DAS FAIXAS DE PEDESTRES ELEVADAS FAZ PARTE DE UM CONCEITO QUE BUSCA REDUZIR A VELOCIDADE DOS AUTOMÓVEIS, JUNTO COM OUTRAS FORMAS DE SINALIZAÇÃO VERTICAL E HORIZONTAL. TODOS OS IMÓVEIS APÓS A REGULARIZAÇÃO DAS VIAS POSSUIRÃO FACIL ACESSO DO USUARIO AO EDIFICIO.
CROQUI DA TRANSFORMAÇÃO DOS PASSEIOS.
O MUSEU QUE SERÁ IMPLATADO NA LINHA FERREA PRECISARÁ CONTAR COM UM NOVO PERCURSO ATÉ ELE. ESSE PERCURSO IRÁ SER FEITO A PARTIR DE CAMINHOS QUE SERÃO PAVIMENTADOS, BEM ILUMINADOS QUE CONTARÃO TAMBÉM COM MOBILIARIOS URBANOS.
“SÃO CANAIS AO LONGO DOS QUAIS O OBSERVADOR COSTUMEIRAMENTE, OCASIONALMENTE, OU POTENCIALMENTE SE MOVE. PODEM SER RUAS, CALÇADAS, LINHAS DE TRÂNSITO, CANAIS, ESTRADAS-DE-FERRO” (LYNCH, 1960, P. 47).
CROQUI:
...