URBANISMO NA PERIFERIA DO MUNDO GLOBALIZADO: Metrópoles Brasileiras
Por: Ana Luiza Alves • 9/10/2016 • Resenha • 317 Palavras (2 Páginas) • 1.103 Visualizações
ENGENHARIA AMBIENTAL
Ana Luiza Alves Queiroz 11311EAB058
URBANISMO NA PERIFERIA DO MUNDO GLOBALIZADO: metrópoles brasileiras
O texto traz uma discussão sobre a realidade das cidades brasileiras que impõem tarefas desafiadoras aos arquitetos e planejadores urbanos, que segundo o autor não possuem conhecimento acumulado nem experiência para lidar com elas. O texto também fala sobre o processo de urbanização brasileiro, e faz um breve histórico dos acontecimentos no país que estão ligados ao crescimento das cidades, para um melhor entendimento do leitor sobre o assunto. É mostrado também o padrão de urbanização brasileiro, a partir dos anos 80, obteve várias mudanças, e dentre elas está o fato de que embora as metrópoles continuem crescendo proporcionalmente mais que o país, o ritmo desse crescimento das mesmas diminuiu, e, as cidades de porte médio, com população entre 100 mil e 500 mil habitantes, crescem a taxas maiores do que as metrópoles nos anos 80 e 90.
De uma forma geral, o texto foi de fácil entendimento e bastante produtivo, acrescendo novos conhecimentos a mim. Foi muito interessante descobrir um pouco mais sobre o processo de urbanização brasileiro, e sobre as mudanças no padrão de urbanização do país, que antes era tido em sua maioria nas metrópoles e a partir dos anos 80 estar presente em cidades de porte médio.
Relacionando o tema à formação de Engenheiros Ambientais é possível dizer que é importante à nossa formação o entendimento do atual e do antigo padrão de urbanização do país, para termos uma melhor visão sobre o assunto, uma vez que este influencia diretamente em nosso campo de trabalho.
...