Vedações: pré fabricados e painéis de comcreto
Por: alinee9 • 9/5/2016 • Projeto de pesquisa • 693 Palavras (3 Páginas) • 326 Visualizações
Painéis pré-fabricados
A indústria de construção civil, encontra-se em um momento dedicado a busca e implementações de estratégias de modernização do setor, em que a racionalização construtiva tem um papel fundamental.
A cultura construtiva brasileira caracteriza-se pela alvenaria tradicional como solução de vedação, com elevado índice de desperdício e retrabalho embutidos. Esta é uma barreira importante a ser transposta para a introdução de novos sistemas.
Na produção de edifícios, as vedações também tem um papel importante, na maior organização e limpeza do canteiro, melhor qualidade no produto final, rapidez e facilidade na execução das vedações, maior precisão geométrica e menor desperdício de materiais são algumas das vantagens do emprego de painéis pré-fabricados sobre a alvenaria tradicional.
Painéis de concreto
os painéis de concreto foram introduzidos no mercado internacional nos anos 50, sob impulso do período de recuperação pós-guerra e do movimento modernista na arquitetura.
Os painéis de concreto arquitetônico são vedações externas pesadas. A utilização destes painéis possui algumas vantagens e algumas desvantagens, como:
Vantagens: economia devida a possibilidade de padronização dos painéis, resistência ao fogo, interna térmica e acústica, variedade de dimensões, instalação de caixilhos ou material de isolamento na fabrica.
Desvantagens: alto custo, quando utilizado vários tipos de painéis, grande peso, falta de normalização. Dificuldades no manuseio, problemas de corrosão se não forem adotadas as devidas recomendações de projeto e produção.
Os painéis de concreto podem ser utilizados como elemento estrutural ou como vedação, são normalmente usadas com a função vedante.
Os painéis de concreto podem ser produzidos industrialmente ou se há condições e espaço pode ser produzido na própria obra.
A escolha do molde é determinada pela possibilidade de reaproveitamento da forma, o que tem de grande influencia nos custos de produção. As formas de madeira é a de menos custo, porem tem um menos numero de reaproveitamento, entre 30 e 60 vezes, as formas de em aço tem um custo mais alto, mas tem uma precisão maior e pode ser utilizado ate 150 vezes, já as formas de GRP possibilitam uma ótima precisão na modulação, mas são mais fáceis de danificar.
Sua geometria e forma do painel são determinadas em projeto, considerando fatores de produção e manuseio. As condições dos painéis e seu peso são limitados, não deve exceder três toneladas, por dificuldades de manuseio e transporte. Sua altura típica dos painéis gira entre 1,20m a 3,0m, e seu comprimento pode ser ate três vezes maior, mas sempre inferior a 12m.
Os elementos e os componentes da construção estão sujeitas a variação de temperatura, sejam sazonais ou diárias, que resultam em ciclos de variação dimensional. As juntas têm por finalidade permitir que essas expansões e contrações ocorram sem afetar a integridade dos constituintes do sistema de vedações.
As juntas constituem linhas verticais ou horizontais entre os painéis. As juntas horizontais tem função similar às pingadeiras e estão sujeitas a esforços de compressão originários do próprio peso. Já as juntas verticais estão mais sujeitas as intempéries e tendem a canalizar a agua da chuva.
Seu içamento é realizado com gruas, enganchadas nos inserts para içamento, que são colocados ainda na fase de fabricação. As fixações dos inserts para içamento são normalmente ancoragens reforçados ou parafusados, em forma de elo.
...