A ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS NO GERENCIAMENTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Por: Fabiano Msantos • 7/4/2016 • Projeto de pesquisa • 1.456 Palavras (6 Páginas) • 688 Visualizações
FACULDADE SANTO ANTÔNIO[pic 1][pic 2] Bacharelado em Ciências Contábeis |
A ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS NO GERENCIAMENTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Acadêmico1: FABIANO MAGALHÃES SANTOS
Acadêmico2: FRANCINELE SANTANA DE JESUS
Orientador (a): Célia Sousa Pereira
ALAGOINHAS-BA
2014
FABIANO MAGALHÃES SANTOS
FRANCINELE SANTANA DE JESUS
A ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS NO GERENCIAMENTO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Anteprojeto de Pesquisa apresentado como avaliação parcial do Campo de Conhecimento Metodologia do Trabalho e da Pesquisa Científica do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Santo Antônio, a pedido da professora Esp. Celia Sousa Pereira.
ALAGOINHAS-BA
2014
Epígrafe
[...] Se nos perguntassem qual ou quais as características que distinguem o bom contador gerencial de outros profissionais ligados à área da contabilidade, diríamos que o fundamental é saber “tratar”, refinar e apresentar de maneira clara, resumida e operacional dados esparsos contidos nos registros da contabilidade financeira, de custos etc., bem como juntar tais informes com outros conhecimentos não especificamente ligados á área contábil, para suprimir a administração em seu processo decisório.
(IUDÍCIBUS, Sérgio Contabilidade Gerencial, 1998)
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 JUSTIFICATIVA 5
3 OBJETIVOS 6
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
5 METODOLOGIA 9
6 REFERÊNCIAS INICIAIS 10
1 - INTRODUÇÃO
Segundo dados do SEBRAE até dezembro de 2012 existiam 7,1 milhões de empresas optantes pelo Simples Nacional, regime fiscal destinado a incentivar aos Pequenos Negócios, esse número demonstra o tamanho da cadeia formada pelos micros e pequenos empreendimentos disseminados pelas atividades industriais, comerciais e de serviços.
Do total de empresas, 99% são Micro e Pequenas que geram mais da metade dos empregos e são responsáveis por 20 % do PIB Nacional. Estes dados garantem que as instituições governamentais e não governamentais, os conselhos profissionais e pesquisadores tenham olhares voltados para este nicho empresarial, visto que, há demonstrações estatísticas negativas de 24,4% de falência destas até o segundo ano de atividade.
Um dos principais fatores negativos é a falta de interesse do empresário em compreender, corroborar e utilizar os relatórios contábeis em tempo hábil a lhes proporcionar dados com base sólida para as tomadas de decisões a curto e médio prazo e poder efetuar um planejamento orçamentário estratégico a longo prazo.
Um segundo fator é que os escritórios de contabilidade sendo o principal fornecedor destes serviços e também de Recursos Humanos, não tem um setor voltado para análise e controladoria contábil, ficando apenas estas atividades para as empresas de médio e grande porte que podem manter efetivamente em tempo integral um setor contábil gerencial de análise e controle, constituindo em alguns casos auditores interno.
As análises dos relatórios contábeis interpretadas com conhecimentos amplos, além dos conhecimentos das técnicas da contabilidade permitem ao contador gerencial um diferencial marcante que é traduzir eficazmente as análises dos registros contábeis num relatório de leitura clara e interpretação compatível com as necessidades do gestor.
2 - JUSTIFICATIVA
As Micro e Pequenas Empresas enfrentam diversas dificuldades para atingir e manter seus objetivos financeiros (lucro), social (emprego e renda) e patrimonial (a manutenção de seu patrimônio e permanência da entidade). Muitas destas, por não se aprimorarem por motivos vastos não conseguem atingir seus objetivos e acabam encerrando suas atividades antes mesmo de completarem os primeiros cinco anos de existência.
Este tema merece relevância porque as riquezas geradas numa cidade estão diretamente ligadas as Micro e Pequenas Empresas do comércio varejista e da prestação de serviços que, além de movimentarem a economia local geram emprego e renda propiciando a melhoria da qualidade de vida da população.
Como um feedback os benefícios gerados à sociedade acabam impulsionando ainda que compulsoriamente o progresso.
Em face do exposto, este objeto de pesquisa baseia-se em utilizar as informações contábeis utilizando-se do princípio da oportunidade a fim de promover subsídios que possam contribuir para a obtenção dos objetivos socioeconômicos do empresariado, dentro dos Princípios Ético profissionais da Contabilidade.
PROBLEMÁTICA
Como convencer o micro e pequeno empresário de que necessita das análises do Balanço Patrimonial para o crescimento e sucesso do negócio?
3 - OBJETIVOS
3.1 - Objetivo Geral
Analisar as demonstrações contábeis das micro e pequenas empresas para auxiliar no processo de gestão e planejamento.
Objetivos específicos
- Analisar os índices de Rentabilidade para o planejamento empresarial.
- Diagnosticar os fatores que contribuem para a redução do resultado positivo.
- Apresentar medidas preventivas ligadas ao planejamento estratégico na implantação das Micro e Pequenas Empresas.
4 - FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O avanço das pesquisas científicas e as reengenharias aceleraram o sucateamento tecnológico contribuindo para o aumento do desemprego, fazendo com que estes ex-empregados assumissem uma postura empreendedora, com características de empreendimentos de alto risco pela imprecisão e instabilidade financeira-social (DRUCKER, 1991). Estes empreendimentos são propensos ao fracasso pela falta de planejamento estratégico, sobretudo financeiro, a prática de gastos excessivos, falta de dedicação, desconhecimento do mercado, subavaliação dos problemas técnicos, falta de diferenciação dos produtos e serviços, desconhecimento dos aspectos legais, escolha equivocada de sócios, local inadequado para atividade, excesso de atividades suprimindo a vida social, e a responsabilidade de saber que muitas pessoas dependem de seu negócio gerando uma enorme pressão psicológica. (A KANDE, 1994).
...