A ATIVIDADE CONTÁBIL ESCOLHIDA A SER CRIADA
Por: metalartes • 17/8/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 2.474 Palavras (10 Páginas) • 369 Visualizações
1 INTRODUÇÃO 1
2 PESQUISA DE ATIVIDADE ECONOMICA 2
3.1 A ATIVIDADE CONTÁBIL ESCOLHIDA A SER CRIADA 4
3.2 TRIBUTAÇÃO 4
3.3 LIVROS FISCAIS 4
3.4 ENCARGOS TRABALHISTAS 5
3.5 LIVROS CONTÁBEIS 6
3.6 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 6
3.7 ESTRUTURA DE CAPITAL 7
3.8 ESTRUTURA FÍSICA 7
3.9 ESTRUTURA DE PESSOAL 9
3.10 PROJEÇÃO DE COMPRAS 10
3.11 PROJEÇÃO DE VENDAS 10
3.12 PROJEÇÃO DO FLUXO DE CAIXA 10
4 CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
No trabalho realizado será apresentada a pesquisa realizada na Empresa Metalúrgica Golden Arts, onde eu acompanhei sua estrutura contábil conhecendo quais as obrigações que a mesma cumpre e como funciona cada passo contábil.
Foi realizado o estudo para a criação de uma nova empresa com base nos conhecimentos adquiridos na empresa onde foi realizado o trabalho. A escolha do ramo de atividade foi pensada na importância do que iria ter, e na facilidade para os empresários e publico em geral.
.
2 PESQUISA DE ATIVIDADE ECONOMICA
A empresa escolhida para a atividade de pesquisa econômica foi a Metalúrgica Golden Art’s Ltda, localizada na cidade de Veranopolis –RS uma empresa que vem crescendo cada vez mais no mercado industrial, proporcionando emprego para os moradores de Veranopolis e região.
A MGA deu inicio as suas atividades no ano de 1991, em um pequeno pavilhão, no inicia fabricavam apenas alavancas após alguns anos começaram a aprimorar suas atividades fabricando todas as peças que compõem a válvula mga.
Atualmente, possui um parque fabril com mais de 15.000 m² de área construída, aproximadamente 450 funcionários composta por 5 empresas a unidade Matriz onde são fabricadas válvulas de esfera, visores de fluxo, peças em PTFE e acessórios para as mais diversas aplicações. Estes produtos são fabricados utilizando equipamentos modernos, dentro de um rigoroso controle de qualidade, atendendo normas específicas, com certificação ISO 9001 as unidades 3 e 5 são especializadas na fabricação de peças microfundidas. Equipamentos de última geração, laboratórios para ensaios e testes aliados à equipe qualificada, resultam em produtos de alta qualidade, possui filiais nos estados de São Paulo a Unidade 2 e no Ceará a Unidade 4.
A MGA é uma empresa que se preocupa com seus clientes buscando sempre a excelência nos seus produtos e conquistando o mercado atualmente alem de se preocupar com a sustentabilidade socioeconômica e ambiental buscando a certificação da ISO 14001.
A empresa possui certificações abaixo podemos ver logo abaixo:
Fonte: http://www.mga.com.br/conquistas.php
3 A ATIVIDADE CONTÁBIL ESCOLHIDA A SER CRIADA
Ao escolher a empresa a ser criada pensei na utilidade do que iria criar, como a pesquisa foi na empresa MGA, observei que a empresa alem de investir em maquinas e modernidades para a qualidade dos produtos pensa na saúde dos colaboradores, a empresa dispõe de uma equipe de Técnicos de Segurança que buscam inovações no mercado para proteger os funcionários contra os perigos que o trabalho pode causar os chamados Equipamentos de Proteção Individual. Na cidade de Veranópolis há apenas dois fornecedores nesse ramo de atividade, então pensei em criar um comercio aberto ao publico e as empresas pequenas da região para que tenham acesso mais fácil pois às vezes é dificultado pela quantidade mínima do pedido, frete e entre outros quesitos.
O processo de criação será considerado para o início das atividades operacionais na data de 01 de março de 2015, sendo que o planejamento de suas atividades terá o período de dois meses, sendo março e abril. Cnae: 4642-7/02 – Comercio atacadista de roupas para uso profissional e de segurança do trabalho. Fonte:http://www.cnae.ibge.gov.
3.1 TRIBUTAÇÃO
A empresa é tributada pelo regime de lucro real,sua tributação é pelo lucro líquido contábil ajustado pelas adições,exclusões e compensações prescritas ou autorizadas,conforme rege o regulamento o IRPJ sendo apurado trimestralmente, encerrados nos dias 31 de março, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro de cada ano-calendário (Lei 9.430/1996, artigos 1° e 25).
Os impostos Federais incidentes são o PIS (1,65%), a COFINS (7,6%), o IRPJ (15% mais adição de 10%) e a CSLL(9%), sendo os dois primeiros apurados mensalmente sobre o faturamento e os dois últimos anualmente ou trimestralmente, tendo como base o Lucro Líquido contábil, ajustado pelas adições, exclusões e compensações permitidas ou autorizadas pelo Regulamento do Imposto de Renda.
O recolhimento do IRPJ e CSLL é realizado através do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) e seu vencimento é o último dia útil do mês subsequente ao fechamento do trimestre
3.2 LIVROS FISCAIS
A empresa utiliza dos livros exigidos pelos órgãos fiscalizadores, onde pode ser efetuado eletronicamente, ser impressos em folhas devidamente numeradas, assinados pelo representante legal da empresa e por um profissional contábil. Para que produzam os efeitos legais e de direito, os mesmos na sua maioria deverão ser registrados nos órgãos competentes, juntas comerciais ou no cartório de registro.
Abaixo a Relação dos Livros Fiscais utilizados pela empresa.
• Lalur
Livro de Apuração do Lucro Real, sua função é ajustar os demonstrativos contábeis à declaração do imposto de renda com adições e exclusões ao lucro líquido do período-base, apurando-se a base de cálculo do imposto de renda e da contribuição social devido e controle de valores que devam influenciar na determinação do lucro real de períodos-base futuros e não constem da escrituração comercial.
• Livro Registro de Inventario
O livro
...