A Aplicação das citações em trabalhos acadêmicos
Por: juhsales • 30/8/2019 • Trabalho acadêmico • 1.834 Palavras (8 Páginas) • 347 Visualizações
A APLICAÇÃO DAS CITAÇÕES EM TRABALHOS ACADÊMICOS
Cleydson José da Silva Sousa1
Harliany Costa Cavalcante2
Jeane Caroline dos Santos Sousa3
Juliene Sales da Silva4
Tutor Externo: Erickson Drake Araújo de Melo5
RESUMO
Este trabalho vem apresentar elementos para o uso da citação em âmbitos acadêmicos, assim pontuando qual a função da citação, como deve-se usar e quais os tipos de citações mais utilizados segundo as normas da ABN, também enfatizando o recurso de uma boa escrita para se obter êxito nos trabalhos científicos, junto da leitura que se faz essencial enriquecendo a pesquisa, fazendo com que o leitor fique instigado durante a leitura. Tendo como métodos de pesquisas, levantamentos de artigos já publicados por outros autores em livros e artigos da internet.
Palavras-chave: Citação, Argumentação, Ideia.
1. INTRODUCAO
Sabemos que a gramatica tem uma grande importância para a elaboração de trabalhos acadêmicos, com isso saber dissertar, fazer o uso de argumentos contundentes e ser objetivo, são alguns dos pontos que serão imprescindíveis na hora da escrita. A argumentação tem seu papel importante nesse contexto, na escrita acadêmica argumentação munida de relação com outros autores enriquece ainda mais o texto, colocar questionamentos para fazer o leitor se sentir instigado durante a leitura mostra que a escrita está devidamente fundamentada. Desse modo o uso da citação em trabalhos acadêmicos dão maior credibilidade ao autor, visto que o autor precisa sustentar as ideias propostas em seu trabalho, dando assim mais estrutura no que está sendo afirmado.
A partir do exposto, este artigo aborda a seguinte problemática: quais os tipos de citações mais utilizados em artigos científicos e qual a sua relevância para os trabalhos acadêmicos?
Com base neste questionamento, este trabalho tem como objetivo apresentar a relevância das citações em trabalhos acadêmicos, especificando os tipos de citações mais utilizadas na elaboração de artigos científicos através de obras já existentes de outros autores.
Para resolver o problema proposto, nosso trabalho teve como principais fontes de pesquisa, artigos publicados de outros autores, encontrados em livros e informações disponibilizadas na internet, tendo como base uma metodologia exploratória.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A citação tem como seu objetivo principal dar justificativa ao argumento que está sendo elaborado, usando o método de relacionar autores em citação tornando seu trabalho mais atraente e com um melhor desenvolvimento, sendo assim dando uma maior credibilidade, sustentando as ideias do autor e confiabilidade ao trabalho que está sendo feito, pois através da citação podemos provar as ideias que estamos afirmando.
De acordo com ABNT (2002) citação “menção de uma informação extraída de outra fonte”. Deve se buscar o embasamento, colocando a sua ideia sobre seu trabalho, trazendo a ideia de um autor para dar mais veracidade acerca do assunto que você está dissertando, com isso quem avaliar seu trabalho vai saber que você tem domínio de leitura para pontuar tal citação sobre o tema que seu trabalho está sendo desenvolvido.
Segundo Associação Brasileira de Normas Técnicas (2002, p.1), “Isso é porque as citações servem para embasar, legitimar e nos ajudar a construir o argumento da ideia que queremos defender.” Fazer a relação de citação com outros autores traz um maior enriquecimento para seu trabalho, mostra que teve a capacidade de fazer analogia com diferentes autores para relacionar com seu trabalho, citação tem inúmeros objetivos que segundo TAFNER (2013) e SILVA (2013) citam como sendo:
● desenvolver um raciocínio;
● possibilitar o acesso ao texto original;
● sustentar as ideias do autor do texto;
● permitir a identificação do legítimo dono das ideias apresentadas;
Importante se pontuar que o sistema mais utilizados nos textos acadêmicos é o sistema autor-data, no qual as citações aparecem inseridos no texto, entre parênteses, indicando o sobrenome do autor, o ano da publicação e a pagina referente a citação que está sendo utilizada, para que não seja tida como plagio.
Vemos que o uso da citação em trabalhos acadêmicos devem ser utilizados mediante os objetivos expostos acima. Com essa perspectiva terá uma maior facilidade para desenvolver as ideias dos autores que pretende-se colocar dentro de um artigo, mostrando assim a clareza do trabalho.
Mediante o exposto, abordaremos as citações mais utilizadas na elaboração de trabalhos acadêmicos, segundo as regras da ABNT, podendo ser classificadas como: citações diretas, indiretas e citação da citação. Nas citações diretas as palavras do autor são transcritas exatamente como se encontra, sem alterações. Estas se classificam em citação direta curta e citação direta longa. As citações diretas curtas não excedem 3 linhas e fazem parte do texto, mas precisam estar entre aspas, veja:
"um conjunto de atributos que as pessoas possuem ou conseguem relacionar com a capacidade de realizar atividade física" (CASPERSEN et al., 1989, p. 31).
Por sua vez, as citações diretas longas, no texto, são apresentadas em paragrafo próprio, com mais de três linhas e devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas, podendo inserir a autoria no começo ou ao termino da citação; observe o exemplo:
A língua portuguesa dispõe de diferentes variedades linguísticas para expressar a futuridade. Estas são empregadas pelos falantes conforme o interlocutor, local e assunto, porém a quantidade e a descrição dessas formas nos manuais de ensino de português para estrangeiros precisam de maior detalhamento. (TAFNER, 2007, p. 53).
A citação indireta ocorre quando você opta por não fazer a cópia literal do texto, e sim produzir um texto com suas próprias palavras, mantendo o sentido original do autor. Podendo haver paráfrases ou condensações. Paráfrases (síntese de um trecho curto) é quando não há necessidade de aspas e a indicação da página é opcional, porem a indicação do autor e o ano da obra são obrigatórios. As condensações seguem a lógica das paráfrases, mas indicam a síntese de um texto mais amplo, como um capitulo de um livro ou de uma seção. Exemplo:
...