A Apresentação Gestão de Capital de Giro
Por: Graziela Cesconetto • 11/12/2020 • Trabalho acadêmico • 758 Palavras (4 Páginas) • 223 Visualizações
MÓDULO 1
A ORIGEM DO CAPITAL DE GIRO
O termo capital de giro se originou em épocas antigas, quando os ianques vendiam suas mercadorias em carroças guiadas por cavalos.
As carroças e cavalos eram financiados com capital próprio (ativos) e as mercadorias adquiridas à vista se tornaram conhecidas como capital de giro.
A compra de mercadoria era financiada pelo banco e deveria ser quitada ao fim de cada viagem (que gerou o termo empréstimo para de capital de giro).
GESTÃO DO CAPITAL DE GIRO
Para encontrar equilíbrio financeiro, é de suma importância que se tenha controle das variáveis que movem o capital de giro. Isso garante bom desempenho econômico e evita equívocos na gestão do capital do giro da empresa.
Esse processo envolve a habilidade de conhecer, avaliar e estimar os investimentos e financiamentos.
Alguns dos demonstrativos financeiros importantes são:
1 - CCL: Capital Circulante Líquido - Diferença entre ativos circulantes e os passivos circulantes. Com esse dado procurasse identificar como a empresa financia as suas atividades com estratégias de longo prazo
2 - NCG: Necessidade de Capital de Giro - É a diferença entre os ativos e passivos operacionais de curto prazo e tem o objetivo de demonstrar o total de investimentos necessário para rodar a operação. Os recursos necessários para financiar tais investimentos têm origem na captação de recursos onerosos como dívidas e sócios.
3 - ST: Saldo Tesouraria - Corresponde à diferença entre o ACF (disponibilidades, bancos e aplicações) e o PCF (Empréstimos e financiamentos de curto prazo). Tem por objetivo mensurar o risco de insolvência da empresa.
EFEITO TESOURA
O chamado efeito tesoura se dá pela evolução gráfica da NCG e do CCL.
Com esse demonstrativo, busca-se avaliar um possível desequilíbrio financeiro, nos casos onde a empresa tem crescimento maior na Necessidade de Capital de Giro x o crescimento de financiamentos de longo prazo medido pelo Capital Circulante Líquido.
A diferença entre o NCG e CCL, é chamada de zona de overtrade. Esse fenômeno pode levar a empresa à insolvência pelo excesso de Saldo de Tesouraria Negativo.
MÓDULO 2
Para ter uma análise aprofundada de estratégias de capital de giro no curto prazo, existem alguns indicadores que ajudam em decisões de financiamentos e investimentos, considerando a relação entre risco e retorno.
Para garantir a assertividade do investimento, como regra geral, o primeiro ponto para reduzir o risco é entender se o CCL da sua empresa estará positivo. Isso vai minimizar o risco de insolvência, gerando maior liquidez.
Vale apontar que nem sempre maiores investimentos, possuem maiores retornos e por isso, é necessários estudos de cenários, cases de sucesso, analise de índices de concorrentes, e levantamento de alguns indicadores financeiros para nortear qual a melhor estratégia de investimento.
INDICES DE LÍQUIDEZ
Liquidez Corrente: revela o quanto a empresa possui de investimentos em ativos
...