A Atividade de Contabilidade Rural
Por: gabriellinunis • 15/5/2020 • Resenha • 382 Palavras (2 Páginas) • 253 Visualizações
Nome: Gabrielli Nunis de Souza n°13 3W
Atividade de Contabilidade Rural
Uma das maiores fontes do PIB no Brasil é o agronegócio e como todo negocio necessitasse de uma contabilidade eficaz e eficiente para que assim ele prospere, na agricultura não seria diferente, apesar dos produtores rurais não darem importância e ter o conhecimento sobre a modernização da praticas de gestão e a contabilidade rural.
A contabilidade rural fornece vários benefícios aos produtores agrícola, pois, com ela se tem maior controles sobre suas safras, que por terem tempos diferentes e vendas diferentes, um erro de calculo pode prejudicar toda uma safra. No Brasil a área não é de conhecimento de todos, nem dos agricultores quanto dos próprios contadores, que por sua vez alguns acham que sua técnica é complexa, pois a mesma utiliza ano de contagem diferente do que é utilizado na contabilidade em outros setores. Desta forma, ainda falta profissionais especializados na área para que possam auxiliar os produtores agrícolas, além de auxiliar é importante que os agricultores implementem um sistema de gestão.
Deste modo é de extrema importância que o governo juntamente com o conselho de contabilidade, promovam a importância desta área de atuação contábil, para que cada vez mais os produtores e contadores, se interessem e vejam a necessidade da implementação da contabilidade rural no mundo do agronegócio.
1 - Porque o exercício social corresponde ao ano agrícola? Qual a justificativa para que isso aconteça?
R: Diferente da Contabilidade Geral, em que o ano de exercício social é de 1 de janeiro a 31 dezembro, na Contabilidade Rural essa contagem se modifica, pois, levasse me questão seu ano agrícola que é correspondente a sua safra ou processo produzido, já que sua produção se caracteriza sazonal, porem se a mesma tiver mais de uma plantação, seu exercício social do ano agrícola corresponde a de maior movimento financeiro.
2 - O que diferencia a depreciação e a exaustão na contabilidade rural?
R: A depreciação incide sobre as culturas permanentes, ou seja, quando se é colhido os frutos mas a árvore é mantida. Já a exaustão é quando árvore é cortada ou extraída da terra, como por exemplo, a cana-de-açúcar .
3 - Quais as tipos de associação na exploração da atividade rural?
R: Arrendamento, Comodato, Condomínio e Parceria.
...