A CONTABILIDADE AMBIENTAL
Por: Davi Prado • 12/4/2021 • Artigo • 1.353 Palavras (6 Páginas) • 126 Visualizações
Sustentabilidade Empresarial: Análise do desenvolvimento sustentável da empresa M.dias Branco S/A.
Karina Cintra
Davi Gomes Prado
Ciências Contábeis/3º semestre
RESUMO
O trabalho em questão visa a tratativas dos dados dos relatórios ambientais da M. Dias branco, evidenciando e apontando a importância dos indicadores ambientais para a empresa e seu desenvolvimento a longo prazo junto com os processos e melhorias aplicadas pela empresa. A evolução dos processos e setores de pesquisa e desenvolvimento de métodos sustentáveis para operar na empresa é nitidamente notada no decorrer dos anos de 2015 e 2016, que são os relatórios que faram parte do nosso estudo no decorrer do artigo. A importância do trabalho se dá através da necessidade das empresas de mudar seus aspectos operantes para visar a melhoria e o bem-estar social, proporcionando desenvolvimento sustentável juntamente a redução dos seus impactos negativos no meio em que a mesma está inserida.
INTRODUÇÃO
De acordo com Sachs (1997) o desenvolvimento sustentável é a união entre preservação do meio ambiente, melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento. É aquele que irá suprir as necessidades da empresa no presente momento sem destruir ou inutilizar esses recursos para que gerações futuras possam vir a utilizá-los, ou seja, caracteriza-se pelo controle da poluição, combate à exploração predatória e pela renovação e utilização de recursos renováveis.
Diante da importância da sustentabilidade a empresa foco do estudo M.Dias Branco S/A criou em 2014 a Agenda Estratégica de Sustentabilidade fundamentando-se nos princípios da economicidade, da ética, da transparência e da cidadania coorporativa, com isso, protegendo o valor da sustentabilidade para todos os ‘’stakeholders’’ ao longo do tempo. Seguindo os padrões de relatos de sustentabilidade estabelecidos pelo ‘’Global Reporting Initiative’’ (GRI), a Companhia cumpre a diretriz GRI G4- Essencial, com verificação externa e asseguração dos indicadores considerados materiais e que fazem parte do modelo de gestão da Companhia. O problema de pesquisa definido para o presente estudo apresenta-se por meio da seguinte questão: Quais os indicadores de Desenvolvimento Sustentável utilizados pela empresa e sua eficiência ao decorrer do tempo?
Como objetivo geral, o trabalho visa identificar e analisar a importância dos indicadores para empresa em questão e para o meio ambiente. Como objetivo específico, discorrer sobre o modelo de indicadores utilizados pela a empresa e sobre sua eficiência fazendo um comparativo entre os relatórios da M.Dias Branco S/A entre os anos de 2015 e 2016.
A metodologia utilizada no estudo se pauta em qualitativa utilizando a coleta e análise de dados tomando como referência os relatórios anuais de 2015 e 2016 divulgados pela Companhia.
A importância do trabalho se justifica em virtude da grandeza dos impactos desses indicadores para a empresa em questão e principalmente para o meio onde ela está inserida, ou seja, os impactos para a economia da empresa e para o meio ambiente onde ela está geograficamente localizada.
REFERENCIAL TEÓRICO
Antes de darmos início a análise do desenvolvimento sustentável da empresa em questão, precisamos entender as finalidades e expectativas da Sustentabilidade empresarial.Com o avanço da degradação do meio ambiente e com as efetivas legislações desse mercado as empresas que praticam a Sustentabilidade Empresarial tendem a desfrutar futuramente de redução de custos e de maiores investimentos no mercado devido a forma de desenvolvimento atuante na empresa.(REUNIR-Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade;2011)
As empresas precisam desfrutar das variáveis socioeconômicas ao seu favor além de estarem cumprindo com as obrigações da legislação, mas também utilizando dos mecanismos para maximização de seus lucros com a Sustentabilidade, com isso, aumentando sua competitividade no mercado. .(REUNIR-Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade;2011)
O crescente acesso a informação aproxima cada vez mais os steakholders, paralelamente a sociedade e a conscientização ambiental crescendo com a globalização. Deste modo, gerando empatia com os clientes devido a consciência ambiental da empresa e também interesse de investidores que acabam optando por empresas com práticas sustentáveis que tendem a ter um retorno financeiro, no longo prazo, superior as demais empresas. (GRECCO, 2013)
De acordo com Christofi (CHRISTOFI,CHRISTOFI;SISAYE,2012) ‘’Dentro deste contexto a Global Reporting Initiative (GRI) é uma organização presente mundialmente, que busca estabelecer padrões de relatórios para uma melhor evidenciação das áreas social, ambiental, econômica; estes por sua vez, compõe o tripé da sustentabilidade (Tripple Bottom Line) permitindo identificar, mensurar e divulgar dados sobres as ações que estão sendo desenvolvidas pelas organizações.(apud REGET, V.20, n.1, jan.-abr.- 2016,p,567)
O relatório ambiental é de grande importância para a empresa em questão, pois ‘’Ao elaborar um relatório ambiental, uma empresa identifica problemas e oportunidades em relação a gentes reguladores, reputação das marcas, comunidades e entidades não-governamentais, cadeias de fornecimento, além da redução de custos e de desperdícios, sendo necessária uma revisão de diversos processos adotados pela organização’’ (GASPARINO;2007, p.104)
ANÁLISE DE INDICADORES AMBIENTAIS
A sustentabilidade empresarial é almejada por praticamente toda empresa que se preocupa com o meio ambiente e com sua imagem no mercado, com isso, há uma série de fatores que possibilitam que a empresa alcance esse objetivo. Para Leite Filho, Prates e Guimarães (2009), a sociedade vem pressionando as empresas e o governo para a criação de medidas para redução dos impactos ambientais que as mesmas podem gerar.
...