TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE AMBIENTAL

Por:   •  12/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  75 Visualizações

Página 1 de 3

CONTABILIDADE AMBIENTAL

Curso de Ciências Contábeis

INTRODUÇÃO

Durante centenas de anos o homem, buscando seu desenvolvimento, explorou de maneira inconsciente áreas e recursos planetários (naturais ou não) sem a reposição ou restauração dos mesmos.

Muitos recursos foram afetados de maneira irreversível. Diante deste triste cenário, uma atitude mundial adotada, foi a difusão da idéia de explorar o meio ambiente de forma a prejudicá-lo o mesmo possível, visando o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas. Nasce então a consciência de que é necessário repensar sobre a forma de como a humanidade está se relacionando com o planeta.

A partir dessa preocupação com os impactos ambientais, surge um fenômeno social com reflexos econômicos nas empresas: o interesse da sociedade na questão da melhoria da qualidade de vida e da conscientização de mudanças sociais e ambientais. Essa nova realidade, fez com que os usuários da informação contábil se tornassem mais exigentes, surgindo assim a ciência derivada desse fenômeno: a Contabilidade Socioambiental.

1. CONTABILIDADE AMBIENTAL

A contabilidade Socioambiental refere-se à organização, mensuração, análise e divulgação das consequências sociais e econômicas, bem como sua influência no patrimônio da empresa.

Seu objetivo é elucidar o sistema de informações convencionalmente utilizados pela Contabilidade Tradicional, na mensuração e evidenciação dos possíveis impactos ambientais no patrimônio das organizações e da conduta da empresa em relação ao meio ambiente.

1.1. ATIVOS AMBIENTAIS

Segundo Ribeiro (2006), “Os ativos ambientais são constituídos por todos os bens e direitos possuídos pelas empresas, que tenham capacidade de geração de benefício econômico em períodos futuros e que visem à preservação, proteção e recuperação ambiental.”

Os ativos ambientais são representados, em geral, pelos estoques de insumos, peças, acessórios utilizados no processo de eliminação ou redução dos níveis de poluição; os investimentos em máquinas, equipamentos, instalações, adquiridos ou produzidos com intenção de mitigar os impactos causados ao meio ambiente.

1.2. PASSIVOS AMBIENTAIS

Para Ribeiro (2006), os passivos ambientais são os compromissos de curto ou longo prazo que impliquem num provável consumo de recursos futuros para fazer face às obrigações decorrentes de questões ambientais, destinadas a promover, única e exclusivamente, investimentos em prol de ações relacionadas a extinção ou amenização dos danos causados ao meio ambiente; ou por imposições legais, como taxas, contribuições, multas e penalidades por infrações ambientais; ou ainda, em decorrência do ressarcimento por danos causados a terceiros para recuperação e restaurações de áreas degradadas.

Passivos contingentes ambientais são obrigações advindas da probabilidade de ocorrência de determinada transação ou eventos futuros, normalmente ligados a incertezas e que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com