A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA GERENCIAL
Por: lela1975 • 11/11/2021 • Projeto de pesquisa • 5.985 Palavras (24 Páginas) • 166 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO: Ciências Contábeis
NOME | |
RA |
Projeto Integrador I
A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA GERENCIAL
São Paulo / SP
2019
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO: Ciências Contábeis
Projeto Integrador I
A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA GERENCIAL
Tutor EAD:
Relatório Parcial desenvolvido para o curso de Ciências Contábeis, apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade Projeto Integrador I do 7º semestre 2019, sob orientação do tutor EAD .
São Paulo / SP
2019
RESUMO
Com um mercado altamente competitivo é preciso que os gestores encontrem um diferencial para suas empresas. Neste contexto surge a contabilidade gerencial como uma ferramenta de gestão competitiva, que junto com a utilização de medidas de avaliação de desempenho pode se tornar para a empresa um forte diferencial estratégico. O presente trabalho tem como objetivo principal propor um modelo avaliação de indicadores e estudo dos desempenhos do Colégio.
O trabalho foi elaborado através de consulta empírica, com abordagem qualitativa de caráter exploratório e descritivo, utilizando procedimentos de pesquisa bibliográfica e estudo de caso. Após algumas visitas ao colégio para levantamento de dados que seriam utilizados neste trabalho, a sócia e administradora diretora da instituição não autorizou a análise de seus demonstrativos contábeis sendo assim todos os demonstrativos e valores citados nesta pesquisa serão de outras instituições do setor que publicaram em jornal de grande circulação da região.
Foram estudadas algumas ferramentas de gestão essenciais para as empresas utilizarem em sua avaliação de desempenho e criação de indicadores de melhoria, após a coleta e análise de dados o melhor modelo foi o ciclo PDCA – Plan Do Check Act criado pelo físico americano Walter Andrew Shewart.
O motivo da escolha do ciclo PDCA como foco da pesquisa é porque não importa o tamanho ou área de atuação da empresa pode ser utilizado em todos os negócios e setores. O objetivo principal de sua utilização é a melhoria continua nos resultados.
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO 5
1.1 - Objetivo geral 5
1.2 - Objetivo especifico 5
1.3 - Justificativa do tema 6
1.4 - Breve histórico e as conquistas da instituição 6
1.5 - Conhecendo os dados da empresa 7
1.5.1 - Infraestrutura 8
1.5.2 - Dependências 8
1.5.3 - Equipamentos 8
1.5.4 - Organograma 8
2 – CONTROLES GERENCIAIS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO 9
2.1 – Relatórios gerenciais e suas aplicabilidades 11
3 – IMPLANTAÇÃO DO CICLO PDCA 13
3.1 – Fases do Ciclo PDCA 14
3.1.1 – Planejar 14
3.1.2 – Fazer 17
3.1.3 – Checar 17
3.1.4 – Agir 17
3.2 – Desenvolvimento do projeto 18
3.2.1 – Cronograma de implantação 18
CONCLUSÕES FINAIS 21
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 23
1 - INTRODUÇÃO
No Brasil a maioria dos negócios em funcionamento são constituídos de micro e pequenas empresas e por isso são de vital importância para a economia do país. Estas empresas são grandes geradoras de emprego e riqueza, o que contribui de maneira significativa para o aumento do produto interno bruto do país – PIB.
As grandes mudanças que as pequenas empresas vêm enfrentando devido a globalização e as crises econômicas que afetam nosso país, em especial os grandes centros empresarias como São Paulo, trouxeram muitas dificuldades para os empresários no que diz respeito a como tomar suas decisões gerencias.
O padrão decisório desenvolvido pelo gestor leva em conta sentidos de ação futura e o contador gerencial capta as informações e os dados necessários para ajudar o administrador, utilizando os relatórios contábeis.
Portanto, a contabilidade gerencial é fundamental para a sobrevivência da empresa, ou seja, ela é imprescindível na continuidade da própria instituição, o que se comprova na afirmação do SEBRAE de que a cada dez empresas existentes e operando hoje no país, oito estão prestes a fechar, em virtude das fragilidades na ausência do auxilio do contador. As empresas de pequeno porte normalmente são administradas pelos próprios sócios, que tem formação técnica ligada ao seu negócio, mas sem a formação administrativa em gestão, tais como administração, finanças, economia, marketing, etc. Isto tem levado a um grande numero de falências, concordatas e fechamento das pequenas empresas nos seus primeiros anos de vida.
Com tudo ressalte-se que o contador da atualidade deixou de ser aquele profissional que cuida exclusivamente de livros, tributos ou registros, atribuições que normalmente contador antigamente fazia, passando a ser a peça principal para auxiliar o administrador na tomada de decisões.
- - Objetivo Geral
O presente projeto tem como objetivo apresentar breve análise sobre a viabilidade de implantação de ferramentas de controle gerencial e auxiliar nas resoluções dos problemas iniciando por identificá-los, dentre outros aspectos serão elencados alguns conceitos básicos sobre sistemas de informações gerenciais, buscando discernir a necessidade para conhecimento geral e seu funcionamento, com enfoque nos resultados do uso de tecnologias e novas estratégias e o impacto nas pequenas empresas.
...