A Contabilidade Ambiental Como uma Ferramenta Gerencial
Por: zayrinhaz • 8/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.032 Palavras (5 Páginas) • 614 Visualizações
A Contabilidade Ambiental
A contabilidade como ciências apresenta condições, por sua forma sistemática de registro e controle de contribuir de forma positiva no campo de proteção ambiental, com dados econômicos e financeiros resultantes das interações que se utiliza da exploração do meio ambiente.Especialmente, tal conjunto de informações é denominado de “contabilidade ambiental”.
Contabilidade ambiental, portanto é o registro do patrimônio ambiental (bens, diretos e obrigações ambientais) de determinada entidade, é suas respectivas mutações expressos monetariamente.
Seu objetivo é propiciar informações regulares aos usuários internos e externa acerca dos eventos ambientais que causaram modificações na situação patrimonial da respectiva entidade, quantificado em moeda.
Historicamente, a contabilidade do meio ambiente passou a ter status de um novo ramo da ciência contábil em fevereiro de 1998, com a finalização do “relatório financeiro e contábil sobre passivo e custos ambientais” pelo Grupo intergovernamental das Nações Unidas de Especialistas em padrões Internacionais de Contabilidade e relatórios (ISAR- United Nations Intergovernamental Working Group OF Exports on International of Accounting and Reporting).
O maior desafio, quando se trata de discutir a questão ambiental, é a de compatibilizar o crescimento econômico com preservação ambiental.
Neste sentido Ribeiro e Martins (1998; p. 5) dizem que as demonstrações contábeis podem ser o canal adequado para tais evidências, principalmente porque nestes estão contidos todas as informações pertinentes a situação patrimonial e desempenho da empresa em um determinado período. A adição das informações de natureza ambiental viria enriquecer tais demonstrações, como também permitiria aos usuários melhores condições de acesso a informação para avaliar a grandeza dos investimentos ambientais comparativamente ao patrimônio e aos resultados no período.
Se, por muito tempo as preocupações, das empresas só estavam com eficiência do sistema produtivo (maior produção com menos custos e assim maior lucro), atualmente essa noção se tornou equivocada. Um dos componentes importantes para essa reviravolta foi o surgimento da consciência ecológica e a criação de leis e normas relacionas ao meio ambiente.
Em janeiro de 2006, entrou em vigor a Norma Brasileira da Contabilidade Técnica nº 15, cuja função principal é que as empresas adéqüem às informações divulgadas pelas organizações em seus ativos e passivos ambientais. Essa nova função trás mudanças significativas aos profissionais de contabilidade que certamente deverão se adequar as exigências da legislação para elaborar o balanço social divulgando informação de natureza ambiental.
Kostrzepa (2004, p. 51) , considera que a contabilidade ambiental será uma ferramenta gerencial útil para se tomar decisões, apresentando-se como uma forma de se avaliar o desempenho ambiental da empresa como um todo, pois conseguir fornecer informações relacionadas as atividades da empresa que poderão prejudicar o meio ambiente e refletirão economicamente e financeiramente no seu patrimônio.
VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DA CONTABILIDADE AMBIENTAL
Em de decorrência da crescente escassez de recursos naturais e da degradação da natureza, em todo o mundo acirro-se o debate econômico, político e social sobre tais situações e as medidas necessárias á reversão deste cenário. Daí a necessidade de se conhecer o problema não somente sob seus aspectos mais amplos- mas também específicos boa parte da degradação ambiental é decorrência dos próprios entes de produção de bens e serviços- o chamado “progresso a todo custo”.
...