A CONTABILIDADE DE CUSTO
Por: Viviane Assunção Gonçalves • 9/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.138 Palavras (5 Páginas) • 202 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera - UNIDERP - Pólo Rondonópolis - MT[pic 2]
Centro de Educação a Distância
CIÊNCIAS E CONTABEIS – 5º Semestre
ATPS - ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
CONTABILIDADE DE CUSTO
MARIA JUCILENE BATISTA DA COSTA RA 442198
LUCINEIA F. DE MORAES RA 406902
ROSENILDA BRESSAN MOREIRA RA 412433
VIVIANE ASSUNÇÃO GONÇALVES RA 448477
Trabalho de atividade pratica supervisionado apresentada em sala e posta ao site da faculdade Anhanguera Educacional com registro parcial de conclusão da matéria Contabilidade de Custo sob orientação dos professores: Profº. Ead. Me Rozana Carvalho Pereira. Tutor Presencial Zoraide Meneses
Rondonópolis MT Maio de 2015
Sumario
INTRODUÇÃO________________________________________________________________4
LANÇAMENTO DE COMPRAS__________________________________________________5 APURAÇÃO DE CUSTOS_______________________________________________________7
MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO DO GRUPO PÃO DE AÇUCAR______________________9
MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO SHOWDOG_____________________________________10
PONTO DE EQUILIBRIO CONTABIL___________________________________________10 PONTO DE EQUILIBRIO ECONOMICO_________________________________________11
CONSIDERAÇÕES FINAIS____________________________________________________12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS_____________________________________________13
Introdução
Neste trabalho abordaremos cálculos de custo de produção, desde matérias-primas ate o custo indiretos de fabricação. É normal termos em qualquer empresa produtos/serviços com preços, custos e despesas diferentes uns dos outros. Por isso, é muito importante apurar a margem de contribuição de cada produto/serviço.
Entretanto, o objetivo principal do empresário, nesta questão, deve ser a busca constante da melhor margem de contribuição para seus produtos, e isso dependerá sempre das negociações que puder fazer para reduzir os valores dos custos e das despesas variáveis. Ter o valor do preço de venda aumentado é também uma saída, mas isso não poderá ser feito se o preço reajustado deixar de proporcionar competitividade.
É muito comum encontrarmos empresários que afirmam saber o que significa ponto de Equilíbrio. Alguns realmente sabem, outros pensam que sabem e têm aqueles que literalmente não fazem a menor ideia do que venha ser Ponto de Equilíbrio. Muitas micro e pequenas empresas não conseguem completar um ano de vida, em alguns casos pelo completo desconhecimento do ramo de atividade a que se propuseram, e, na maioria dos casos, por completo descontrole administrativo. O descontrole administrativo é tão grave que às vezes o executivo se ilude pensando que está obtendo lucros em suas operações, mas na verdade, acabam quebrando sem saber o motivo. Por incrível que pareça, acreditam que se as receitas forem iguais às despesas fixas (aluguel do imóvel, salário do pessoal, condomínio, combustível, material de expediente, pró-labore, etc.) estarão pelo menos “tocando o negócio e empatando” , como se diz na gíria, não obtendo, nem lucro, nem prejuízo. A falência é uma questão de tempo.
LANÇAMENTO DE COMPRAS
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
APURAÇÃO DE CUSTOS
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
MARGEM DE CONTRIBUIÇÃODO DO GRUPO PÃO DE AÇUCAR
[pic 12]
O valor encontrado acima representa a margem de contribuição do grupo pão de açúcar, ou seja, a empresa consegue gerar de recursos para pagar suas despesas variáveis e custos variáveis. Quando o valor da Margem de Contribuição for superior ao valor total das Despesas Fixas, a empresa estará gerando lucro e, quando for inferior, o resultado será entendido como prejuízo.
MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO SHOWDOG
[pic 13]
O objetivo principal do empresário, nesta questão, deve ser a busca constante da melhor margem de contribuição para seus produtos, e isso dependerá sempre das negociações que puder fazer para reduzir os valores dos custos e das despesas variáveis. Ter o valor do preço de venda aumentado é também uma saída, mas isso não poderá ser feito se o preço reajustado deixar de proporcionar competitividade frente aos concorrentes.
PONTO DE EQUILIBRIO CONTABIL
Indústria alimentícia showdog
...