A contabilidade de custo, a contabilidade financeira e a contabilidade gerencial
Por: CamilaCarvalhoD • 8/6/2016 • Resenha • 552 Palavras (3 Páginas) • 494 Visualizações
A contabilidade de custo, a contabilidade financeira e a contabilidade gerencial
A contabilidade e também em outros meios utilizados no controle, da organização e na gerenciação de empresas, passou por um processo de desencadeamento. Em principio a contabilidade financeira (ou geral), foi desenvolvida na Era Mercantilista,que se encontrava estruturada, para suprir as necessidades das empresas comerciais. Com o surgimento no ramo das indústrias, a função do contador tornou-se mais detalhada,devido a mudança de se realizar o levantamentos, que antes era muito mais simplificados nas empresas comerciais.
Para revisão e solução do problema, nas empresas industriais, o contador passou a exercer a mesma técnica que se utilizada nas empresas comerciais, começou-se então a adaptação, dentro do mesmo raciocínio, com a formação dos critérios de avaliação de estoques no caso industrial.
Desta maneira surgindo á contabilidade de custos, e com o seu crescimento surgindo duas funções relevantes, o auxilio ao controle e a ajuda as tomadas de decisões. No controle, sua principal função era fornecer dados para o estabelecimento de padrões, orçamentos e sucessivamente acompanhar os fatos para comparar os valores anteriormente definidos.
Na decisão seu papel consiste na importância de informações sobre valores referente a conseqüência de custo e longo prazo relacionada a administração de preções de venda, maneira de compra ou produção etc.
Nos últimos tempos a contabilidade sofreu uma transformação em que era utilizada apenas como auxiliar na avaliação de estoques e lucros globais, passando a ser uma ferramenta de extrema importância para o setor gerencial.
Terminologia Contábil Básica
Considerando que a utilização de uma terminologia contábil simplifica o entendimento e facilita a comunicação, segue algumas definições em termos contábeis:
- Gasto – Sacrifício financeiro com que a entidade arca para a aquisição de um produto ou serviço qualquer,sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente em dinheiro)
Exemplos: Compra de matéria prima, gasto na compra de um imobilizado e etc.
- Desembolso - Pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço.Pode ocorrer ao mesmo tempo do gasto (caso o pagamento seja á vista) ou depois após (caso o pagamento for á prazo)
Exemplo: Retirada de dinheiro do caixa
- Investimento - Gastos com bens e serviços ativados em função da vida útil ou dos benefícios que se consegue atribuir a períodos futuros.
Curto prazo – São os investimentos que podem ser observados dentro do ativo circulante
Exemplos: Estoque de matéria prima, produtos acabados.
Longo prazo- São os investimentos que podem ser observados nos ativos imobilizados.
Exemplos: Maquinas e equipamento.
- Custo - Gastos relativos a um bem ou serviços utilizado na produção de outros bens e serviços. São todos os gastos relacionados a atividades produtivas, é tudo aquilo que é “consumido” na empresa.
Exemplos: Energia elétrica, água.
- Despesa: Bem ou serviços consumidos direta ou indiretamente para aquisição de receitas.
Despesas Operacionais: São gastos necessários á manutenção da atividade de empresa.
Exemplo: Salários e encargos do pessoal da administração.
...