TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTABILIDADE FINANCEIRA E A CONTABILIDADE GERENCIAL

Por:   •  16/4/2019  •  Resenha  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do capítulo 01

CAPÍTULO 1 - A CONTABILIDADE DE CUSTOS, A CONTABILIDADE FINANCEIRA E A CONTABILIDADE GERENCIAL

Para o autor, ocasionalmente pode haver confusão quanto a contabilidade de custos, financeira e gerencial. No século XVIII praticamente só existia a contabilidade financeira que estava bem constituída para servir as empresas comerciais. Para apurar o resultado do período bastava o levantamento dos estoques em termos inicias, pois o contador verificava o montante pago por item estocado e assim valorava as mercadorias. Com o surgimento das indústrias a função do contador ficou mais complexa porque para o levantamento do balanço e apuração do resultado não tinha mais dados tão fáceis, pois estava substituído por uma série de valores pagos pelos fatores de produção utilizados. Para a solução do problema o contador tentava adaptar a empresa industrial aos critérios utilizados na comercial. Os gastos eram automaticamente apropriados como despesas do período, independente de venda da mercadoria.

Devido ao crescimento das empresas, com o consequente aumento da distância entre administrador e ativos e pessoas administradas, passou a Contabilidade de Custos a ser encarada como uma eficiente forma de auxílio no desempenho dessa nova missão, a gerencial. A Contabilidade de Custos tem duas funções relevantes: o auxílio ao Controle e a ajuda às tomadas de decisões. No que diz respeito ao Controle, sua mais importante missão é fornecer dados para o estabelecimento de padrões. E quanto à Decisão, seu papel reveste-se de suma importância, pois consiste na alimentação de informações sobre valores relevantes que dizem respeito às consequências de curto e longo prazo sobre medidas de introdução ou corte de produtos, administração de preços de venda, opção de compra ou produção etc. Ou seja, a Contabilidade de Custos acabou por passar, nessas últimas décadas, de mera auxiliar na avaliação de estoques e lucros globais para importante arma de controle e decisão gerenciais.

Conforme o autor, com o significativo aumento de competitividade que vem ocorrendo na maioria dos mercados, sejam industriais, comerciais ou de serviços, devido a alta competição existente, as empresas já não podem mais definir seus preços apenas de acordo com os custos incorridos, e sim, também, com base nos preços praticados no mercado em que atuam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com