A CONTABILIDADE GERENCIAL COMO SISTEMA INFORMAÇÃO CONTÁBIL
Por: Jujubinhap • 2/4/2015 • Trabalho acadêmico • 4.095 Palavras (17 Páginas) • 353 Visualizações
SUMÁRIO[pic 1]
1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................4
2. CONTABILIDADE GERENCIAL COMO SIST. INFORMAÇÃO CONTÁBIL..........5
2.1 SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL........................................................6
2.1.1 ARQUITETURA DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL......7
2.1.2 FUNDAMENTOS DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL.....7
2.1.3 ABRANGÊNCIAS DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO.............................7
2.1.4 SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL - ORGANOGRAMA...........10
3. APRESENTAÇÃO DA EMPRESA........................................................................11
3.1 RELATÓRIO GERAL.......................................................................................18
4. GERENCIAMENTO CONTÁBIL............................................................................19
5. ORÇAMENTO FLEXÍVEL......................................................................................24
5.1 ORÇAMENTOS EM FORMA DE ORGANOGRAMA......................................26
5.2 RELATÓRIO....................................................................................................27
6. CONCLUSÃO........................................................................................................28
7. REFERÊNCIAS......................................................................................................29
1 INTRODUÇÃO
A partir do desenvolvimento desta ATPS (Atividades Práticas Supervisionadas), explicaremos como a Contabilidade Gerencial surgiu, para que ela serve, onde se aplica etc.
O Desafio proposto pela ATPS é:
“Uma multinacional estrangeira com sede no Brasil considera a hipótese de lançar produtos específicos para o mercado interno”. Para saber o quanto o projeto é viável e levantar informações relevantes à qualidade de seu desenvolvimento, deve utilizar a Contabilidade Gerencial. Para essa análise nosso grupo deverá seguir os passos indicados e assim apresentarem respostas adequadas para a tomada de decisão correta dentro da empresa.
Objetivo do Desafio
Elaboração de um relatório que demonstre de que forma a Contabilidade Gerencial pode ser utilizada dentro da organização, para a finalidade do estudo de caso citado.
Contabilidade Gerencial é uma das áreas da contabilidade relacionada à área de controle e gerenciamento, alimentado informações para os administradores, ou seja, aqueles que estão dentro da organização e que são responsáveis pela direção e controle de suas operações.
Para tanto, a composição deste trabalho é um relatório bem completo, fazendo constar dados como: Balanço Patrimonial, DRE, Balanço por Produto, Análises Vertical e Horizontal e uma análise minuciosa da organização, bem como, do produto que é oferecido no Brasil.
2. CONTABILIDADE GERENCIAL: SISTEMA DE INFORMAÇÃO CONTÁBIL
2.1 APLICABILIDADES DO GERENCIAMENTO CONTÁBIL
De acordo com a Revista de Contabilidade (2005), a contabilidade gerencial é a que provê a administração interna da empresa com informações de base para seja processada as suas ações.
A demanda por informações contábeis gerenciais varia de acordo com a necessidade administrativa exposta, como a melhorias de atividades e processos existentes, alinhamento de atividades em torno de objetivos organizacionais futuros e a tomada de decisão sobre novos ou já existente produtos, serviços e clientes.
A contabilidade gerencial confecciona relatórios que demonstre a melhor utilização dos recursos econômicos da empresa, utilizando-se muitas vezes de informações contidas nos relatórios contábeis financeiros, nos mostrando que a ciência contábil é um conjunto de diferentes objetivos, porem, imprescindíveis em uma soma à sua informação correta.
As principais características da informação contábil gerencial são:
• IDENTIFICAÇÃO – Reconhecimento e avaliação de transações empresariais e outros eventos econômicos para ação contábil apropriada.
• MENSURAÇÃO – Quantificação, incluindo estimativas, transações empresariais ou outros eventos econômicos que têm ocorrido ou previsões dos que podem acontecer.
• ACUMULAÇÃO – Delineação de abordagens disciplinadas e consistentes para registrar e classificar transações empresariais apropriadas e outros eventos econômicos.
• ANÁLISE – Determinação das razões para reportar a atividade e sua relação com outros eventos econômicos e circunstanciais.
• PREPARAÇÃO E INTERPRETAÇÃO – Coordenação e planejamento de dados contábeis, provendo informações apresentadas logicamente, o que inclui se apropriado, as conclusões referentes a esses dados.
• COMUNICAÇÃO – Informação pertinente para a administração e outros para usos internos e externos.
• PLANEJAMENTO – Quantificação e interpretação dos efeitos de transações planejadas e outros eventos econômicos na empresa; inclui aspectos estratégicos, táticos e operacionais e requer que o contador forneça informações quantitativas, históricas e prospectivas para facilitá-la; isso inclui, também, participação no desenvolvimento do sistema de planejamento, estabelecendo metas alcançáveis e escolhendo meios apropriados de monitorar o progresso em direção às metas.
• AVALIAÇÃO – Julgamento das implicações de eventos históricos e esperados e ajuda na escolha do curso ótimo de ação; inclui a tradução de dados em tendências e relações: comunicação das conclusões derivadas, efetivamente e prontamente, das análises.
• CONTROLE – Assegurar a integridade da informação financeira relativa às atividades e aos recursos e aos recursos da empresa; monitoramento e medição do desempenho e indução a qualquer ação corretiva exigida para retornar a atividade a seu curso intencional; fornecimento de informações aos executivos que operam em áreas funcionais que possam usá-las para alcançarem o desempenho desejável.
...