A CONTROLADORIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Por: alinegev • 23/4/2018 • Projeto de pesquisa • 1.939 Palavras (8 Páginas) • 420 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
POLO: JOINVILLE - SC
ALINE GEVARTOSKY RA 1299105872
DESAFIO PROFISSIONAL
8ª SÉRIE
TUTOR(A) A DISTANCIA: Tânia Regina B. Benites
JOINVILLE/SC
2017.2
[pic 2]
ALINE GEVARTOSKY
DESAFIO PROFISSIONAL
8ª SÉRIE
Desafio profissional do Curso Ciências Contábeis da UNIDERP, como requisito parcial à obtenção de notas das disciplinas de Auditoria, Controladoria e Sistemas de Informações Gerenciais, Contabilidade Avançada II, Instituições Financeiras e Mercado de Capitais, Pericias Arbitragem e Mediação.
Orientador (a): Tutor(a) a distância Tânia Regina B. Benites.
JOINVILLE/SC
2017.2
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
PASSO 1 - AUDITORIA 4
PASSO 2 - PERÍCIA, ARBITRAGEM E MEDIAÇÃO 6
PASSO 3 - CONTROLADORIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS 7
PASSO 4 - CONTABILIDADE AVANÇADA II 9
PASSO 5 - INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS E MERCADO DE CAPITAIS 10
CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
Este Desafio Profissional referente às disciplinas Auditoria, Controladoria e Sistemas de Informações Gerenciais, Contabilidade Avançada II, Instituições Financeiras e Mercado de Capitais, Pericias Arbitragem e Mediação, favorece o entendimento das disciplinas estudadas, por estimular a pesquisa e nos mostra como a teoria é aplicada na prática, mostrando que é preciso ir além do conhecimento adquirido em sala de aula, os desafios são propostos de forma que se pareçam com o dia a dia da profissão.
DESENVOLVIMENTO
PASSO 1 – AUDITORIA
Com a necessidade de levantamentos mais específicos dos problemas que pode estar ocorrendo em uma organização, é necessária uma avaliação mais minuciosa dos processos e seus resultados, encontrando-se necessária neste caso a auditoria interna.
Pode-se definir auditoria interna como “uma atividade de avaliação independente existente dentro de uma organização, destinada à revisão das operações e os segmentos organizacionais que tenham impactos e gerem informação de âmbito contábil, financeiro, fiscal, etc.” (ATTIE, 2009, p.53).
Na empresa modelo S.A., atuante no segmento da produção de peças para automóveis, está sendo implementado o departamento de Auditoria Interna.
Como início deverá ser desenvolvido um plano de Auditoria, com os objetivos desejados, desenvolvidas as responsabilidades de cada um, serão delimitadas as áreas de pesquisa e documentos necessários, definidos os testes a serem feitos, serão emitidos os pareceres com sugestões de melhorias.
- – Objetivos da Auditoria Interna:
Com o levantamento, avaliações e comprovações metodologicamente estruturados para avaliação de integridade, eficiência, de processos e controles, com finalidade de auxiliar a obtenção de melhores resultados técnicos e financeiros, apresentando meios de aperfeiçoamento nos processos, controles e gestão, recomendando soluções à organização.
- – Etapas a Cumprir:
Mapeamento de processos:
Deverá ser analisado em todos os departamentos da empresa, o mapeamento dos processos inerentes a casa departamento.
Definição de pontos chave e de risco:
Assim que o processo for mapeado deverá ser feita a análise para verificar quais os riscos de cada operação, passando em casa passo do fluxo de trabalho e verifica se as atividades essenciais estão sendo feitas regularmente.
Identificar atividades de controle:
Deverá ser avaliado o controle feito em cada processo, seja como assinatura do gestor, avaliações de pedidos de compras, avaliação de descarte, visando minimizar os erros decorrentes dos processos.
Elaboração de Relatório:
Identificados os processos e suas não conformidades deverão ser elaborados os relatórios, pontuando as não conformidades, e levadas para o gestor de cada área, para que sejam tomadas as providencias necessárias.
Considerando que a empresa Modelo S.A, dispõe dos seguintes departamentos, os documentos necessários para a auditoria são:
- Administração Geral
- Ordem de compras, Notas Fiscais, Livros Razão, Fluxo de Caixa, registro dos funcionários, Organograma, Fluxograma.
- Almoxarifado
- Ordem de expedição, Protocolos de recebimento, Protocolos de consumo
- Usinagem
- Fichas de uso e consumo, fichas de matéria prima utilizadas, fichas de refugo.
- Cromação
- Fichas de uso e consumo, fichas de matéria prima utilizadas, fichas de refugo.
- Montagem
- Fichas de uso e consumo, fichas de matéria prima utilizadas, fichas de refugo.
- Controle de Qualidade
- Controle de itens refugados, Aval do gestor para retrabalho e refugo.
- Manutenção
- Fichas de uso e consumo, fichas de matéria prima utilizadas, fichas de refugo.
PASSO 2 - PERÍCIA, ARBITRAGEM E MEDIAÇÃO
A Perícia Contábil atua como prova elucidativa de um fato, atuando na busca da verdade real do patrimônio, analisando todas as provas, sem amostragem como acontece na auditoria. É feita em caráter de eventualidade para verificação real de um fato, e trabalha com o todo, ou seja, analisa com rigor cem por cento dos fatos.
...