A CONTROLADORIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
Por: andersonrl • 7/5/2015 • Trabalho acadêmico • 1.638 Palavras (7 Páginas) • 292 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA
UNIDADE GUARULHOS
GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ATIVIDADE PRATICAS SUPERVISIONADA
CONTROLADORIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS.
Prof.
Guarulhos
2014
ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA
CONTROLADORIA E SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS.
Atividade práticas Supervisionadas utilizada como um dos critérios de aproveitamento do 8º semestre do curso de ciências contábeis da Faculdade Anhanguera.
Orientador: Prof..
Guarulhos
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
1.1 Etapa 1. 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
INTRODUÇÃO
O objetivo desta Atividade Prática Supervisionada é a integração e ampliação do conhecimento da área de Controladoria e Sistemas de Informações Gerenciais, e para que sejam alcançados deveremos seguir a Etapa 1 e 2
- Etapa 1.
- Aula-tema: Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller, Sistema de Informação de Controladoria.
Passo 1 - Realizar uma pesquisa em livros e na internet sobre o tema: O papel do controller e o emprego de um Sistema de Informação, elaborar um fichamento dos conceitos encontrados e quais os pontos similares de cada um deles. Para isso leia o seguinte artigo:
- O Controller como gestor da Tecnologia da Informação: realidade ou ficção?. 2005.
- O perfil do profissional de controladoria sob a ótica do mercado de trabalho brasileiro. 2007.
A tecnologia da informação está cada vez mais ligada as áreas de negócios. Esta vem de um modo a desafiar os gestores das empresas. Esta ligação com TI exige que os gestores tenham não só conhecimento da tecnologia, como também sua participação nos processos da empresa. Podemos definir TI como algo mais que processamento de dados, software e hardware, considerando também um aspecto humano, administrativo e organizacional.
Para Laudon e Laudon (2001) o termo Tecnologia da Informação se restringe aos aspectos técnicos como hardware e software.
Por outro lado, Stair (1998) utiliza o termo Sistema de Informação baseado em computador para agrupar a coleta, manipulação e processamento de dados em informação, pelos elementos tangíveis (hardware) e intangíveis (software, banco de dados, telecomunicações, pessoas e procedimentos), sendo assim responsável pelo fluxo de trabalho das informações e pessoas envolvidas.
Laurindo (2002) considera que o sucesso da gestão da área de Tecnologia da Informação, seu desenvolvimento, instalação e operação de computadores e sistemas de informação, não depende somente da eficiência (qualidade, exatidão e desempenho) dos equipamentos e softwares, obtida pelos analistas e engenheiros de projetos de tecnologia, dependendo também da eficácia (efeitos), que compatibiliza os objetivos dos sistemas de informação e do uso dos computadores às necessidades da organização e dos usuários finais. Já a eficácia da
Tecnologia da Informação depende de sua organização estrutural e da empresa, podendo influir na própria mudança estratégica do negócio.
Foi a partir dos anos 90 que TI se integrou de maneira a estar presente em todas as áreas de negócios da empresa, andando sempre ligada com a área contábil.
Antigamente TI, seu principal objetivo era o se automatizar as funções operacionais, garantindo o aumento das eficiências nas operações com o aumento desse processamento, passou a serem liberados os computadores a fim de gerar relatórios operacionais, assim aumentou a importância de TI para as Organizações.
Essa importância se dá à facilidade de como as informações chegam até a mesa dos gerentes das organizações, de forma que estes a analisem de forma precisa e terem um melhor controle das operações.
John Darwin (2004) destaca que a maioria dos gestores de Tecnologia da Informação executa hoje quatro trabalhos: atuando na liderança das equipes da companhia, planejando (acompanhando as tecnologias, possibilitando a arquitetura e ajustando-a aos orçamentos), gerenciando projetos específicos e coordenando as operações em TI.
No século XX, surge a controladoria, cuja missão é estar sempre ligada às necessidades de negócios da empresa, fazendo com que esta atinja os objetivos.
Mosimann e Fisch(1999) ressaltavam que a controladoria tem a obrigação de empregar todas as suas forças para certificar-se do cumprimento da missão e da continuidade da empresa.
Almeida, Parisi e Pereira in Cateli (1999) também destacam como missão da controladoria:
(a) permitir e aperfeiçoar a aplicação, dentro do ambiente da empresa, dos conceitos de gestão econômica; e, (b) otimizar os resultados da empresa.
Apesar de as áreas serem diferentes, Controladoria e TI, seus esforços são direcionados para ao papel decisivo para conquistar o sucesso.
Portanto, sabemos que o papel do controller para com as informações geradas pela TI está cada vez mais ligado, pois estes precisam ser analisados e homologados, assim tendo um melhor controle das operações da empresa.
Passo 2- Discutir com o grupo os conceitos pesquisados, respondendo aos devidos questionamentos abaixo elencos:
- O que se compreende por controladoria?
- Atividade que controla as operações da empresa, recebendo informações de todas as áreas administrativas, contábeis, suprindo as necessidades daqueles que precisam tomar decisões para o bem da empresa.
- Qual o papel do controller na Era da Informação?
- Papel este indispensável nas organizações, ele aprova as informações passadas pela TI e pela controladoria, supervisiona todos os setores e tomando algumas decisões envolvendo mudanças benéficas para a organização.
- Como a Tecnologia da Informação vem auxiliando o controller?
- A TI auxilia o controller de modo que passe as informações que necessitam ser analisadas com precisão pelos gerentes dos setores, atentando às exigências da empresa, estando a disposição para eventuais correções nos relatórios, pois os gerentes prestaram conta para com o controller.
- Para Kanitz (1977) quais os sistemas que cabem ao controller implementar?
- O controller tem a função básica de dirigir e implantar o sistema de informação, motivação, coordenação, avaliação, planejamento e acompanhamento.
- Quais as qualidades indispensáveis ao controller?
- Além de profissional experiente, este deverá ser atualizado, um analista, pessoa preparada, ter visão globalizada da empresa.
Passo 3 e 4 - Realizar um levantamento em sua cidade ou região de empresas que possuem profissionais que atuem na controladoria e que atuam no segmento da empresa apresentado do desafio. Apresentar ao professor um relatório de no mínimo quatro páginas e no máximo seis páginas com todas as informações obtidas nesta Etapa. Entregar juntamente com o relatório as respostas dos questionamentos referentes ao passo 02 e as empresas identificadas no passo 03.
...